Educação e Saúde podem ser prioridades na destinação de royalties do petróleo
De acordo com a proposta do PL 427/2008, de autoria do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) " atualmente afastado do Legislativo para estar à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia ", o Estado e os municípios de São Paulo deverão aplicar no mínimo 50% dos recursos oriundos das compensações financeiras (royalties) pagas pelas empresas concessionárias produtoras de petróleo e gás natural, na Educação e na Saúde, com percentuais diferenciados.
Na educação, o projeto prioriza a qualificação de profissionais da educação, a recuperação física e a informatização das escolas. Na saúde, a prioridade é a aquisição de novos equipamentos e a capacitação de profissionais da área.
O projeto tem como justificativa a descoberta de novas jazidas de petróleo e gás no litoral paulista, onde, somente na reserva de Tupi na bacia de Santos, a estimativa é de 5 a 6 bilhões de barris de petróleo. Ainda na bacia de Santos, a reserva Júpiter, mesmo sem detalhamento técnico, demonstra grande potencial.
Como o repasse dos royalties é feito pela União aos Estados, o autor do projeto entende que existe, pela falta de legislação estadual pertinente, desperdício e má aplicação dessa receita. "O projeto possibilitará uma melhor distribuição dos recursos pelo Estado e pelos municípios, compensando, assim, a exploração de suas riquezas", explica o parlamentar.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações