Desfile da Independência no Guarujá

05/09/2007 11:21

A deputada Haifa Madi (PDT) participou no último dia 1º/9, em Vicente de Carvalho, Guarujá, do desfile alusivo à comemoração da Independência do Brasil. A parlamentar acompanhou o prefeito Farid Madi e outras autoridades civis e militares. Segundo a Polícia Militar, mais de 30 mil pessoas acompanharam o desfile cívico-militar. A Secretaria de Educação de Guarujá, organizadora do evento, conseguiu reunir mais de sete mil pessoas, entre alunos das redes municipal, estadual e particular da cidade, entidades, associações e militares, que realizaram um empolgante desfile. Bastante aplaudido, o grupamento militar motorizado também foi um dos destaques. Viaturas blindadas, motos, bicicletas, barcos, ambulâncias e o policiamento montado (cavalaria) fizeram parte da apresentação da Polícia Militar.

A participação da juventude foi destacada por Haifa que afirmou ser "muito importante que as crianças e jovens se integrem ao ato de civismo e amor à Pátria".

A abertura oficial da comemoração da Semana da Pátria começou às 8h de sábado, na Praça das Bandeiras, em Pitangueiras, onde foi hasteado o Pavilhão Nacional. Participou também a Banda Municipal de Guarujá. Em seguida, a Avenida Santos Dumont se transformou na passarela de mais de 65 instituições, que passaram pelo palanque oficial. Cada organização trazia uma mensagem ao público presente.

"Inclusão sem discriminação" eram os dizeres de uma das faixas que alunos dos Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias da Secretária de Educação mostravam ao público. Centenas de portadores com deficiência também deram um show de superação e cidadania, desfilando para a multidão. A animação dos alunos foi uma atração à parte. Embora seja um evento tradicional, os jovens mostraram muita criatividade nas fanfarras e no visual. A Escola Estadual Professora Thereza Silveira de Almeida desfilou com instrumentos construídos com material reciclável. Já a Escola Estadual Jardim Primavera II animou a multidão com um ritmo parecido ao do Olodum, por intermédio da Banda Prakatá.

hmadi@al.sp.gov.br