Assembléia Legislativa inaugura Lanchonete Escola nesta terça-feira

Parceria entre Assembléia e prefeitura paulistana visa capacitar jovens para o mercado de trabalho
03/03/2006 16:33

A Assembléia Legislativa inaugura, na terça-feira, a sua Lanchonete Escola<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/lanch3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A inauguração contará com as presenças do presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia, e do prefeito da Capital, José Serra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/lanch5.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa inaugura, na terça-feira, 7/3, às 17 horas, a sua Lanchonete Escola, dentro do chamado Projeto Restaurante Escola Alesp, uma iniciativa da Mesa Diretora do Parlamento estadual paulista em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo.A inauguração contará com as presenças do presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia, e do prefeito da Capital, José Serra.

Para o funcionamento da Lanchonete Escola, a Assembléia fornecerá o espaço físico, o mobiliário e os equipamentos básicos. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, supervisionará a execução dos serviços, os quais serão realizados em convênio com o Instituto Mensageiros, e fornecerá bolsas-auxílio, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho.

Mais do que proporcionar formação profissional, o projeto visa garantir aos jovens participantes acesso ao mercado de trabalho, aproximando-os, ao final do curso, das empresas privadas capazes de empregá-los: restaurantes, lanchonetes, cafés, bares, padarias e setores gastronômicos da rede hoteleira.

Estruturado em módulos, o projeto propiciará a cada semestre a capacitação de 135 jovens de baixa renda e em situação de alta vulnerabilidade social e pessoal, com idades entre 17 e 20 anos, sem prejuízo de sua permanência na escola formal.

As aulas práticas serão ministradas pelo Instituto Mensageiros, responsável pela contratação de mão-de-obra especializada em gastronomia, cozinha e atendimento ao público. As aulas teóricas " sobre nutrição e gastronomia, reforço de português e matemática e, principalmente, cidadania " serão ministradas por docentes da Universidade Bandeirantes (Uniban) na própria Assembléia.