Deputada participa de seminário sobre pesca em Guarujá

24/09/2007 09:53

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) participou, no dia 21/9, do Seminário Pesca Artesanal e Profissional de Guarujá: Seus Problemas e Desafios. O evento foi promovido dela Diretoria de Pesca da cidade, em parceria com a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), e reuniu representantes das comunidades pesqueiras tradicionais de Guarujá.

Segundo a parlamentar, é fundamental que os pescadores artesanais avancem em sua organização e mobilização para pressionar todas as esferas do Poder Público a criar melhores condições para o setor. "Hoje, estes trabalhadores vivem momentos difíceis, enfrentando sérios problemas para se manter e às suas famílias. Pensar no fortalecimento da pesca no Brasil é, necessariamente, priorizar a valorização do pescador", frisou.

Como alternativa, a deputada Prandi propôs a construção de um mecanismo semelhante ao do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. Este programa atende, prioritariamente, regiões do Estado onde a degradação dos recursos naturais e os problemas sócio-econômicos levaram ao empobrecimento do setor agropecuário. Hoje, 87 mil produtores rurais já sentem os efeitos positivos dessa iniciativa.

"Não é um modelo pronto e acabado. É um parâmetro para construirmos um programa que leve em conta as peculiaridades regionais e do setor pesqueiro. Isto deve ser feito com a participação ativa dos pescadores, envolvendo todas as esferas do Poder Público e os institutos de pesquisa, que dispõem de excelentes quadros", conclui a parlamentar, que tem uma história de luta em defesa do setor pesqueiro.

mlprandi@al.sp.gov.br