Parlamentar critica descaso com aposentados e pensionistas


12/08/2003 18:32

Compartilhar:

Deputado Baleia Rossi (terceiro da esquerda para a direita) reclama do descaso com que o Poder Público vem tratando os aposentados <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/baleiab13.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Baleia Rossi

O deputado estadual Baleia Rossi (PMDB) ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa para reclamar do descaso com que o Poder Público vem tratando os aposentados e pensionistas no debate e na votação da reforma da Previdência que está tramitando no Congresso Nacional. "Todas as propostas desta Reforma são no sentido de elevar as exigências para o trabalhador se aposentar, além de tributar em 11% os ganhos dos servidores públicos inativos e de reduzir os valores a serem pagos para os futuros aposentados e pensionistas", criticou.

Baleia Rossi lamentou o fato de a proposta de mudança previdenciária não conter uma só linha com o objetivo de melhorar a vida de quem já se aposentou. "É como se todos os aposentados e pensionistas do Brasil estivessem vivendo num paraíso", observou o parlamentar.

Segundo Baleia Rossi, "é falsa a idéia de que há um mar de privilégios no setor público". Afirmou que a maioria dos funcionários públicos vive com salários modestos, exemplificando que a grande parcela dos servidores inativos oriundos do Poder Executivo -federal, estadual e municipal - ganha aproximadamente R$ 700,00 por mês. "A média salarial dos servidores inativos só aumenta quando incorpora os vencimentos de uma minoria que tem vencimentos maiores", explicou, lembrando também que cerca de 90% dos aposentados e pensionistas do INSS, percentual que corresponde a quase 19 milhões de pessoas, recebem apenas um salário mínimo, ou seja, R$ 240,00 por mês.

Baleia Rossi anunciou que vai lutar pela recuperação do poder aquisitivo das aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto de Previdência do Estado de São Paulo-IPESP quando a Assembléia Legislativa for convocada para adequar o sistema previdenciário paulista às novas normas constitucionais do setor.

baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp