Deputado visita Emplasa e Metrô

12/08/2003 16:28

Deputado Said Mourad e Marcos Camargo Campagnone, diretor presidente da Emplasa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/said120803.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Said Mourad

Em visita à Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A (Emplasa), no dia 8/8, o deputado Said Mourad (PFL) foi recebido pelo diretor presidente, Marcos Camargo Campagnone, que explicou ao parlamentar a estratégia dos Planos Metropolitanos de Desenvolvimento Integrado (PMDIs) para a Grande São Paulo, traçados pela empresa.

Segundo Campagnone, os PMDIs têm como finalidade promover a adoção de princípios de ordenamento do uso e ocupação do solo, de forma a reduzir as disparidades de tratamento do território e que favorecer critérios técnicos no assentamento urbano. O plano dá ênfase à homogeneização da acessibilidade pelo sistema de transporte público.

Para Mourad, a Emplasa tem a responsabilidade estratégica de planejar o futuro de uma megapopulação - as três regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Campinas e Baixada Santista) concentram 23 milhões de habitantes e um quarto do PIB nacional. Ele destacou a urgência de "pelo menos desenhar a expansão dos centros metropolitanos e a consolidação de pólos sub-regionais e zonais de comércio e serviços, que favoreçam a descentralização do emprego terciário, além do cinturão verde das metrópoles".

No mesmo dia, Mourad teve encontro com o presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), Luiz Carlos Frayze David, que falou sobre metas e projetos da empresa. O parlamentar definiu o Metrô como um exemplo de empresa a ser adotado áreas metropolitanas.

saidmourad@al.sp.gov.br