Solene comemora o Dia do Rádio e do Radialista


22/09/2009 21:32

Compartilhar:

Eli Correa e Eli Correa Filho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/DIADORADIALISTAHOMENAGEMMAC 69.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene presta homenagem ao Dia do Rádio e do Radialista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/DIADORADIALISTAMESAMAC 06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Troféus <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/DIADORADIALISTAMICROFONESMAC 57.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eli Correa Filho e Murilo Antunes Alves <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/DIADORADIALISTAMURILOANTUNESALVESMAC 64.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, 21/9, no plenário Juscelino Kubitschek, foi realizada sessão solene com a finalidade de comemorar o Dia do Rádio e do Radialista. Solicitada e presidida pelo deputado Eli Corrêa Filho (DEM), a sessão foi aberta pelo presidente da Assembleia em exercício, deputado Conte Lopes. Compuseram a mesa dos trabalhos, além do deputado Eli Corrêa Filho, o jornalista Murilo Antunes Alves e o padre Juarez de Castro.

"Comemora-se em 21 de setembro o Dia do Radialista porque nessa data, no ano de 1943, foi editado pelo então presidente Getúlio Vargas o decreto-lei que instituiu o piso da categoria. Depois, o Dia do Radialista passou a ser comemorado em 25/9, data do nascimento de Roquete Pinto, que fundou a primeira emissora de rádio no país. Posteriormente, o presidente Lula sancionou a lei que determina a comemoração da data em 5/11, dia do nascimento do radialista Ary Barroso. São todas datas de direito para homenagear este veículo de difusão de ideias, formador de opiniões. E o rádio não seria tão indispensável não fossem os radialistas que temos. Dedico aos ouvintes do rádio esta sessão", declarou Eli Corrêa Filho, ele próprio radialista e filho do radialista Eli Corrêa, também presente à cerimônia, com Cinthia, sua esposa, também radialista.

Os deputados Olimpio Gomes (sem partido) e Jonas Donizette (PSB), ex-radialistas, estiveram presentes ao evento. Olimpio rendeu homenagens a Murilo Antunes Alves, chefe do Cerimonial da Assembleia por 35 anos, a quem considerou "um verdadeiro ícone" da comunicação brasileira. "Diferentemente das outras mídias, o rádio não limita o imaginário, sendo companheira dos solitários", afirmou o deputado. Jonas Donizette, que trabalhou na Rádio Bandeirantes por 15 anos, acredita que o rádio talvez seja a mídia que tenha mais facilidade de comunicação e adaptação ao longo dos tempos, tendo sobrevivido a mídias mais recentes e tecnologicamente mais avançadas. "Em nome do governador José Serra, eu, que sou vice-líder do governo da Assembleia, presto homenagem aos profissionais do rádio", declarou Eli Correa Filho. Estiveram presentes à cerimônia, além dos já citados, os radialistas Paulo Barbosa, Altieres Barbiero, José Nelo Marques, entre outros, vários diretores de emissoras de rádio da capital e também técnicos que trabalham na área.

alesp