Acervo Artístico

Estímulos e sugestões novas nas expressões pictóricas de Matilde Naoko Ezawa
07/08/2003 15:32

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Clique para ver a imagem " alt=""Hibisco"... Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="...e "Açucena" ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa Clique para ver a imagem "> A artista Matilde Naoko Ezawa doa os quadros...<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Matilde70803.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Emanuel von Lauenstein Massarani

As obras de Matilde Naoko Ezawa são um convite à meditação que nasce da transcrição de uma imagem "bloqueada pela força da espontaneidade" e reavivada por uma palheta de cores quentes e ao mesmo tempo delicadas.

Nenhum cromatismo híbrido, nenhum desvio daquela linearidade figurativa, nenhum sentido de mal-estar notam-se em sua pintura, mas sim um coordenado sentido de disciplina do tecido conectivo.

Sua pintura dispõe, certamente, de uma margem mais do que suficiente para uma leitura serena, na qual o observador encontra nas suas expressões pictóricas estímulos e sugestões novas. A novidade, aliás, na obra de Matilde Naoko Ezawa está no redescobrir a poesia da simplicidade, o classicismo da clareza, a força expressiva da espontaneidade.

Nas obras Açucena e Hibisco, realizadas em acrílico sobre tela e doadas ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, essa artista demonstra sua paixão pelas cores fortes e pelas formas sugestivas que reproduz.

Em suas telas encontramos a satisfação de quem reencontra na própria invenção as mesmas intensidades e os mesmos valores cromáticos que provocam a sua admiração frente ao fascínio inigualável da natureza.



A artista



Matilde Naoko Ezawa nasceu em Santo André, SP, em 1948. Formou-se pela Faculdade de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (1970/1976). Viajou para o Japão em 1980, onde permaneceu durante cinco anos, estagiando em diversas empresas de design gráfico, destacando-se com o artista Katsui Mistuo e no Daí-Nippon Insatsu. De 1990 a 1994 trabalhou no Departamento de Artes da Editora Ática.

Sua primeira exposição foi numa coletiva na Galeria Arte e Manha, com gravuras em metal, em 1973. A partir desse ano participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, destacando-se entre elas: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (1975); Arte Reciclada e Enfeit'Arte, no Galpão das Artes (1996); Viagem da Cor, Galpão das Artes (1997); 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Exposição Arte em Craft Brasil Japão (1998, 1999, 2000 e 2001); Galeria Deco; Futuros Artistas Famosos, Espaço 346, São Paulo (1999); 51º Salão Paulista de Belas-Artes; 29º Salão Bunkyo (2000); 1º Salão Comemorativo de Artes São Paulo 447 anos, Galeria Bric-a-Brac; 1º Salão de Pintura Figurativa Contemporânea, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (2001); XVI Mostra de Arte da Casa de Apoio (2002); 3º Salão Pintura Figurativa Bunkyo, no qual recebeu o Grande Prêmio de Ouro.

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