Prefeitos e vereadores destacam importância da Região Metropolitana de Sorocaba

28/03/2006 15:59

Vereador Etelvino, Deputado Hamilton Pereira, Maurício Tavares e Eugenio Fattori<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON  METROPOLIT A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Prefeitos e vereadores dos municípios de Capela do Alto, São Roque, Mairinque e Alumínio manifestaram ao deputado estadual Hamilton Pereira (PT) que consideram importante a iniciativa da criação da Região Metropolitana de Sorocaba. O parlamentar esteve em Capela do Alto na última sexta-feira, 24/3, e visitou os três outros municípios na segunda-feira, 27/3.

Hamilton Pereira participou de reuniões nas prefeituras e câmaras municipais quando apresentou o Projeto de Lei Complementar 33/05, de sua autoria, que cria a Região Metropolitana de Sorocaba. O projeto, segundo ele, determina que Sorocaba será o município-sede da nova região metropolitana, que por critérios geográficos abrangerá também os municípios de Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Itu, Mairinque, Piedade, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque e Votorantim.

Em São Roque, Hamilton Pereira chamou atenção para as características ambientais da região, que concentra um grande número de mananciais. O prefeito do município, Efaneu Nolasco Godinho, concordou e destacou a importância do desenvolvimento de um plano diretor regional integrado. "Se São Roque faz um plano diretor muito restritivo, Araçariguama acaba sendo prejudicada", exemplificou o prefeito. A mesma idéia é compartilhada pelo presidente da câmara, vereador Etelvino Nogueira, que se comprometeu a apresentar a proposta aos outros vereadores e propor o envio de uma moção de apoio pela Casa à Secretaria Estadual de Economia e Planejamento, onde se encontra o projeto hoje.

O compromisso para o envio de moções de apoio à Secretaria de Economia e Planejamento também foi assumido de maneira imediata pelos prefeitos e pelas câmaras municipais de Capela do Alto, Mairinque e Alumínio.

Em todas as visitas, Hamilton esteve acompanhado pelo assessor da deputada federal Iara Bernardi, Eugênio Fattori, e pelos representantes dos diretórios municipais do PT. Segundo o deputado, a criação da Região Metropolitana de Sorocaba tem o objetivo de garantir a organização e o planejamento regional de funções públicas de interesse comum dos municípios que a integrarem, como planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário, habitação, saneamento básico, meio ambiente, desenvolvimento econômico, atendimento social e turismo. "O crescimento das cidades precisa ser humanizado para garantir qualidade de vida à população", destacou Hamilton Pereira.

hpereira@al.sp.gov.br