Deputado propõe programa "Assembléia Legislativa vai à Escola"
Quais sãos as funções do deputado? Como a sociedade pode fiscalizar o trabalho do Legislativo? É possível um cidadão apresentar um projeto de lei para ser votado na Assembléia? Estas e outras perguntas poderão ser feitas pelos estudantes das escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo diretamente aos deputados estaduais, em sala de aula. A iniciativa faz parte de projeto de resolução do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) que cria o programa "Assembléia Legislativa vai à Escola".
Inspirado em programa semelhante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com a participação de advogados e estagiários de direito, o projeto pretende aproximar o Poder Legislativo estadual dos adolescentes e dos jovens, estimulando práticas de cidadania entre os estudantes. A proposta tramita na Assembléia e deverá ser implantada ainda este ano.
De acordo com o projeto, parlamentares e funcionários vão visitar as escolas que aderirem ao programa. Com a ajuda de cartilhas e manuais didáticos, eles vão orientar os alunos sobre os direitos e deveres fundamentais assegurados pela Constituição Federal. Também vão ensinar os procedimentos para a apresentação de requerimentos, indicações e até projetos de lei de iniciativa popular.
Em uma segunda etapa, estudantes e professores retribuirão a visita, acompanhando uma sessão ordinária na Assembléia. Todos poderão conhecer o trabalho das comissões permanentes e a tramitação dos trabalhos apresentados no Parlamento paulista.
A adesão da escola ao programa será voluntária. No entanto, o autor do projeto espera a participação da maioria dos colégios paulistas. "A idéia principal do projeto é realizar um trabalho de conscientização política, sem entrar na discussão político-partidária. Será uma oportunidade dos estudantes questionarem seus representantes e até cobrá-los sobre assuntos que lhe afetem diretamente", justifica o deputado.
Como a experiência de ex-presidente de centro acadêmico e de ex-secretário adjunto do Estado da Educação, Paulo Alexandre acredita que a iniciativa ajudará a aumentar o interesse dos estudantes pela política. "Quem sabe contribuirá com a formação de futuros líderes políticos", prevê.
Mesmo otimista, o deputado admite que o maior desafio será superar a desconfiança dos jovens. Mostrar que a participação política não se limita ao ato de votar em dia de eleição.
"De maneira geral, a imagem da classe política está muito desgastada com os escândalos envolvendo representantes dos poderes Legislativo e Executivo. É nossa tarefa convencê-los de que é possível fazer uma política séria e participativa, com o exercício da cidadania participativa", argumenta o deputado.
pabarbosa@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações