Importância da leitura é tema de simpósio na Assembléia


14/09/2007 18:52

Compartilhar:

José Mindlin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SIMP AVE PALAVRA Jose Mindlin (4)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ronaldo Bianchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SIMP AVE PALAVRA Ronaldo Bianchi MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel Feffer, José Augusto, José Mindlin e Ronaldo Bianchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SIMP AVE PALAVRA MESA MAU_0032.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Simpósio "Ave Palavra! Políticas Públicas de Incentivo à Cultura" na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SIMP AVE PALAVRA PUBL MAU_0075.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Mindlin fala na abertura do seminário: ""inoculador do vírus da leitura" Clique para ver a imagem "> Luis Carlos Gondim e José Mindlin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SIMP AVE PALAVRA GONDIM E Jose Mindlin (3)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lucila Maria Pastorella<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SIMP AVE PALAVRA Lucila Maria PastorellaMAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa, em conjunto com a secretaria de Estado da Cultura e o Instituto Ecofuturo, realizou, nesta sexta-feira, 14/9, o simpósio "Ave Palavra! Políticas Públicas de Incentivo à Cultura". De iniciativa do deputado José Augusto (PSDB), autor do projeto de lei que institui o Dia da Leitura, o evento teve como objetivo debater a importância do hábito da leitura na formação da cidadania e mobilizar o Parlamento paulista para a votação do projeto.

O bibliófilo paulista, membro da Academia Brasileira de Letras e ex-secretário de Estado da Cultura, José Mindlin, comentou, na mesa de abertura, que o Dia da Leitura é um projeto que marca uma nova ênfase na leitura como instrumento da educação no Brasil. "Durante toda minha vida, procurei inocular o vírus do amor ao livro em crianças, adolescente e adultos. Quem é inoculado por ele, nunca mais fica curado", brincou.

O deputado José Augusto criticou o movimento Voto Consciente, que considerou o projeto irrelevante. Segundo o deputado, a data, escolhida para coincidir com o Dia da Criança, tem a finalidade de discutir políticas públicas de estímulo à leitura, divulgar experiências e reunir ações governamentais, da sociedade civil e do terceiro setor que atuem com programas de estímulo à leitura. "Num país em que o ensino público foi reprovado, isso me parece absolutamente relevante", enfatizou.

O secretário adjunto da Cultura, Ronaldo Bianchi, citou programas da secretaria que têm levado livros e computadores para todas as bibliotecas do Estado e o presidente do Instituto Ecofuturo, Daniel Feffer enfatizou a necessidade de que a sociedade civil tome iniciativas de estímulo à leitura que "ajuda o homem a pensar".

A pesquisadora Lucila Maria Pastorello destacou a importância de que a leitura seja introduzida na vida da criança desde muito cedo. Essa prática, segundo ela, é um gesto de educação, de generosidade, de afeto e de cidadania. Lucila apresentou estatísticas que mostram que no Brasil há 7% de analfabetos, 30% de alfabetizados rudimentares, 38% de alfabetizados de nível básico e apenas 26% de alfabetizados plenos. O investimento, enfatizou a pesquisadora, não deve estar apenas no material físico, mas no material humano. "A figura do professor alfabetizador deve ser valorizada", concluiu.

Christine Castilho Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo, apresentou os projetos de incentivo à leitura que o instituto desenvolve, entre eles os que acontecem nos presídios. O ex-presidiário Luis Alberto Mendes Junior, que participa desses projetos, realizando oficinas de leitura e redação nos presídios, contou sua história de redenção pelos livros.

Gláucia Maria Mollo Pécora apresentou o Projeto Leitura em Movimento de iniciativa da prefeitura de Campinas e Jorge Vasconcellos, criador do programa Certas Palavras, falou sobre leitura e cultura cívica.

alesp