Palestra sobre a inserção da cultura africana nas escolas
Convidados pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), a professora Elizabete Melo e seu colega, o também professor Luciano Braga, que lecionam no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos na zona sul da capital) apresentaram na Assembleia uma palestra sobre a história da África e dos afro-brasileiros. O encontro, que contou com a participação do parlamentar e também de Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia e pesquisadora dos movimentos sociais e da diáspora africana no Brasil e no mundo, ocorreu no dia 21/6.
Giannazi salientou que a LDB obriga o ensino da história do continente africano nas escolas e que o país necessita reescrever esta presença e rica participação dos povos africanos na formação da sociedade brasileira. "Por exemplo, os heróis negros, a questão do racismo ainda persistente no Brasil e a auto-estima devem ser revalorizados e estudados desde cedo pelas crianças", disse.
O professor Braga foi além e comentou sobre a contribuição do africano para o resto do mundo e fez menção específica à "história real", que não tem sido contada nos livros escolares. Elisabete destacou o papel do educador na sala de aula e as ações discriminatórias oriundas do preconceito vindos dos próprios alunos. A questão do "outro" foi abordada pela socióloga Vera Lúcia.
carlosgiannazi@uol.com.br
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações