Turismo é tema de debate na Assembléia com a presença da ministra e do secretário estadual

Para Marta Suplicy, vocações paulistanas a serem desenvolvidas são o turismo de compras, a gastronomia e a cultura
13/08/2007 15:17

Compartilhar:

Seminário na Assembléia discute futuro do turismo em São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ministra publ (172)mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário Futuro do Turismo em São Paulo, na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ministra mesa (196)mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ministra do Turismo Marta Suplicy foi recebida por Vaz de Lima e vários deputados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/manchete.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coral e Orquestra das Comunidades de Mauá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TURISMO ORQUESTRA 045LEM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário estadual do Turismo, Esporte e Lazer, Claury Santos Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MINIST TUR claury alves02ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ministra do Turismo Marta Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TURISMO Ministra Turismo Marta Suplicy (45)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando de Souza, Rui Falcão e Marta Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ministra Turismo Marta Suplicy (175)mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ministra Marta Suplicy e deputado Donisete Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MINIST TUR marta e dep donizete02ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maestro João Aleto Filho e  ministra Marta Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TURISMO Joao Aleto filho e Marta Suplicy (84)mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ministra Marta Suplicy e presidente Vaz de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ministra Marta Suplicy e pres (97)mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O seminário Futuro do Turismo em São Paulo, realizado nesta segunda-feira, 13/8, sob a coordenação do primeiro secretário da Assembléia, deputado Donisete Braga, e do deputado Rui Falcão, ambos do PT, teve a participação da ministra do Turismo, Marta Suplicy, e do secretário estadual do Turismo, Esporte e Lazer, Claury Alves da Silva. A ministra veio à Assembléia apresentar os planos de sua pasta para implementar o turismo no Estado.

Marta Suplicy, que reiteradas vezes comentou a escassez de recursos que sua pasta tem disponíveis, defendeu que os deputados federais que representam os paulistas apresentem emendas ao Orçamento da União para ampliar o montante. Para isso, já agendou com a bancada federal por São Paulo uma reunião para o próximo dia 29/8, em Brasília, quando serão discutidas as prioridades para investimentos no turismo estadual, que poderão ser assim contempladas.

Na opinião de Marta Suplicy, a aprovação de emendas parlamentares favorece a articulação do turismo como pólo de desenvolvimento das diversas áreas que lhe são afetas. Os reflexos desses investimentos, principalmente na infraestrutura, poderiam ser usados como alavanca para o desenvolvimento das diversas regiões paulistas, inclusive como fonte de geração de emprego e renda.

A ministra fez de público duas propostas ao secretário estadual Claury Alves. A primeira foi a de unir os esforços dos governos federal e estadual para incrementar o turismo de compras no Estado, usando a experiência da capital paulista que tem forte apelo nesse sentido. Esse tipo de turismo, caracterizado pelo da rua 25 de Março, na região central da cidade de São Paulo, foi citado pela ministra como exemplo de potencial turístico a ser aproveitado como meio de aglutinação de outros segmentos do turismo paulistano, como a gastronomia e a cultura.

Quanto à crise aérea, Marta Suplicy afirmou que o turismo internacional no solo brasileiro não foi afetado pela tragédia recentemente acontecida no aeroporto de Congonhas, quando um airbus da TAM atravessou a avenida Washington Luiz e explodiu de encontro a um prédio da própria empresa aérea, matando 199 pessoas. Segunda ela, as iniciativas da Embratur mantiveram a confiança dos turistas estrangeiros nos aeroportos brasileiros.

A segunda proposta feita pela ministra ao secretário foi de adaptar o trem de carga que faz a linha que liga as cidades de Nossa Senhora Aparecida e do Rio de Janeiro para turismo nos pequenos municípios do percurso. Seria, conforme declarou a ministra, um meio de desenvolver a região.

O secretário estadual Claury Alves apresentou os planos que a secretaria vem implementando para o desenvolvimento do turismo no Estado, que incluem como focos de atenção do Executivo programas como o Posto Amigo do Turista, que pretende capacitar frentistas de postos de gasolina para fornecer informações aos turistas. O planejamento inclui ainda a manutenção e ampliação dos terminais turísticos espalhados regionalmente, com foco no translado de turistas; do pólo de ecoturismo Caminhos do Mar; e o financiamento subsidiado de pacotes turísticos, através do banco Nossa Caixa, para atender o funcionalismo público que tem seus vencimentos creditados nesta instituição financeira.

O primeiro secretário da Assembléia, deputado Donisete Braga, destacou ao apresentar a ministra e agradecer sua participação no evento, a vocação do Estado de São Paulo para o turismo e as possibilidades de sua ampliação. Segundo Braga, São Paulo detém 35% do fluxo turístico internacional no país e 19% do turismo interno brasileiro.

Braga enfatizou também que o setor tem forte apelo de crescimento para as pequenas e médias empresas prestadoras de serviços e operadoras regionais, o que permitira o avanço descentralizado do crescimento econômico desejável para a multiplicação dos postos de trabalho e como fonte de renda.

Além de deputados estaduais, participaram também do encontro vereadores e prefeitos de estâncias turísticas paulistas e representantes de entidades ligadas ao turismo.

O prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), agradeceu a presteza da ministra Marta ao liberar verba para o seu município, enfatizando que o dinheiro foi destinado para obras de saneamento. Já a vereadora de São Paulo, Claudete Alves (PT), apresentou à ministra projeto de lei sugerindo facilidades para que os professores, tanto da ativa como aposentados, tenham a possibilidade de viajar. Segundo a parlamentar, essa medida proporcionará melhor qualidade de ensino. Marta Suplicy considerou a sugestão "ótima" e disse que será feito um belo projeto de lei sobre o assunto. Ariovaldo Trigo Teixeira (PMDB), prefeito de Uguape, no Vale do Ribeira, pediu a realização de uma audiência na região.

alesp