Secretário adjunto explica Pacto pela Saúde
A Comissão de Saúde e Higiene realizou, nesta quarta-feira, 31/10, audiência pública com a presença do secretário-adjunto da Saúde, Renilson Rehem de Souza, que veio esclarecer a implantação do Pacto pela Saúde no Estado.
De acordo com o secretário, o pacto vai reunir os municípios e dividi-los em 64 regiões, já preestabelecidas pelos secretários municipais. Isso vai facilitar no encaminhamento de pacientes de uma cidade para outra, em situações que falta equipamento para realização de algum exame ou médico especialista. "É importante a implantação do pacto porque visa a inclusão do Sistema Único de Saúde, principalmente nos municípios que tem menos infra-estrutura", acrescentou o secretário. "Os municípios precisam agir conjuntamente e o pacto tem a função de organizar o sistema de saúde do estado". O presidente da comissão, Adriano Diogo (PT), disse que o pacto, para entrar em vigor, depende da aprovação da Emenda 29 e da prorrogação da CPMF.
O médico representante do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (HC) apresentou a história do hospital e a evolução obtida no decorrer dos anos em casos de amputações traumáticas. "Muitos casos em que os pacientes, por exemplo, perderam o pé, o braço ou a mão, foi possível o reimplante com microcirurgia". Segundo o médico, apesar de o HC ser referência em reimplantes, faltam especialistas, atendimento 24h e equipamento adequado.
"O atendimento em tempo integral modificaria o prognóstico do paciente e reduziria os casos de amputação", enfatizou. O objetivo do hospital é ter equipe formada para tratar as fraturas graves e criar o Centro de Atendimento de Emergência em Microcirurgia Reconstrutiva e Cirurgia de Mão (Cemim). Em resposta a este projeto, o Souza afirmou que a Secretaria de Saúde vai analisar a possibilidade de implantar a proposta.
Questionado sobre a criação das Assistências Médicas Especialistas (AMEs), Souza disse que há um abismo entre o atendimento básico e o atendimento especializado. "Por isso a secretaria que implantar nas regiões a AME. É um caminho para diminuir esse abismo".
Marcaram presença o Sindisaúde, médicos do HC e do Emílio Ribas, além dos representantes da comissão Marcos Martins (PT), Uebe Reseck (PMDB) e Marcos Zerbini (PSDB).
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações