Empresários da construção entregam plano de obras à Assembléia

21/08/2003 19:49

DA REDAÇÃO

O presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, recebeu nesta quinta-feira, 21/8, por solicitação do deputado Arnaldo Jardim (PPS), um grupo de representantes do setor de construção civil. Empresários da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon), da Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (APEOP) e do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi) entregaram ao presidente o Plano Emergencial de Obras - Agenda Positiva de Desenvolvimento.

O documento contém propostas de ações de curto prazo para as áreas de habitação e infra-estrutura e prevê, entre outros itens, a construção de mais de 26 mil moradias e a retomada de obras paralisadas, em razão da suspensão de recursos. Os empresários ainda frisam no plano o benefício da geração de mais de 200 mil empregos no setor.

Ato de entrega

O deputado Arnaldo Jardim (PPS) explicou que a primeira iniciativa da CBIC foi apresentar um plano nacional de habitação ao governo federal. "Eu e o presidente tivemos interesse pelo assunto e foi solicitado à deputada Célia Leão (PSDB) que fizesse contatos com o segmento em São Paulo", esclareceu Jardim.

Lair Krahenbuhl, presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC, destacou os pontos positivos do plano, como a retomada de obras e a geração de empregos. Afirmou também que o Plano Nacional será desenvolvido a partir de iniciativas estaduais. "Estamos em conversação com este Poder para apontar quais as leis que poderiam sofrer alterações, de forma, a facilitar a implementação do Plano em São Paulo."

O presidente da APEOP, Arlindo Moura, disse que é cada vez mais importante a relação de parceria para alocar recursos da iniciativa privada. "Nenhum plano governamental se viabiliza sem parceria e este é o momento de propiciar o desenvolvimento no Estado. Para isso, a interlocução com a Assembléia é fundamental."

Beraldo declarou que a preocupação com o desenvolvimento de São Paulo tem sido a temática da Assembléia, que realizará em breve fóruns regionais sobre o assunto. "Vamos identificar os gargalos que atrapalham o progresso no Estado."

Segundo o presidente da Casa, é durante as crises que as fraquezas são expostas e que surgem as soluções. "Há 20 anos o Estado tinha capacidade de financiamento e superávit para investir. Hoje a realidade é diferente e o Poder Público não tem como atender todas as demandas", afirmou Beraldo, enfatizando que é sempre importante que o governo interaja com o setor produtivo para implementar ações.

Audiência pública

Arnaldo Jardim comunicou que preparou, em conjunto com a deputada Célia, evento aberto ao público sobre habitação. O debate contará com a participação dos secretários da Habitação do Estado, Barjas Negri, e do Município, Paulo Teixeira, e ocorrerá na tarde do próximo próximo dia 4/9, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa.