Assembléia inicia projeto de formação de jovens carentes em gastronomia


08/03/2006 19:47

Compartilhar:

Lanchonete-escola, primeira etapa do projeto Restaurante Escola da Assembléia Legislativa de formação profissionalizante para jovens carentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/fausto lanchonete.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Começou a funcionar nesta quarta-feira, 8/3, a Lanchonete-escola, primeira etapa do projeto Restaurante Escola da Assembléia Legislativa de formação profissionalizante para jovens carentes. Em parceira com a Prefeitura do Município de São Paulo, a iniciativa visa inserir esses jovens no mercado de trabalho através da qualificação profissional.

A idéia de implantar esse serviço social na Assembléia Legislativa foi inspirada em iniciativa semelhante na Câmara Municipal de São Paulo, segundo o 1º secretário da Casa, deputado Fausto Figueira (PT).

No dia 3/10/2005, foi assinado termo de cooperação entre o Legislativo estadual e a prefeitura de São Paulo para concretizar o projeto. Na primeira fase, serão formados semestralmente 60 jovens com idade entre 17 e 20 anos nas funções de atendente, auxiliar de cozinha, garçom, chapeiro e barista (especialista em preparar café expresso e bebidas derivadas), sem prejuízo dos estudos na escola formal. Na segunda fase, prevista para o próximo ano, quando entrar em funcionamento o restaurante-escola e a padaria-escola, depois da conclusão de um novo prédio, serão formados 135 jovens, sempre a cada semestre.

De acordo com Figueira, o setor de gastronomia da Capital, por ser amplo e variado, poderá absorver a mão-de-obra dos jovens de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. "Temos preocupação permanente com a geração de empregos. Essa é mais uma contribuição, mesmo modesta, que os deputados estaduais dão nesse sentido."

Para viabilizar o projeto, a Assembléia fornece o espaço físico, mobília e equipamentos. A prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, orienta a execução dos trabalhos e concede bolsa-auxílio aos jovens no valor de R$ 200,00. As aulas práticas são prestadas pelo Instituto Mensageiro, organização não-governamental que trabalha com projetos sociais.

A responsável pela capacitação dos alunos é a nutricionista Andréa Esquivel, especializada em gastronomia. Natural de Santos, ela explica que a primeira turma receberá o certificado de conclusão do curso no dia 30/6 próximo, na medida em que as aulas teóricas já foram dadas. "Os 170 mil postos de bares, cafés, lanchonetes, padarias, restaurantes e afins da cidade de São Paulo poderão absorver esses novos profissionais qualificados. Afinal, não há cursos de formação de mão-de-obra especializada", acrescenta.

A inauguração oficial do projeto Restaurante Escola da Assembléia deveria acontecer no final da tarde de terça-feira, 7/3. O prefeito José Serra, que participaria da cerimônia, não compareceu, devido à greve no setor de transportes da cidade. Em razão disso, a inauguração teve de ser adiada para a próxima terça-feira, 14/3.

fausto@faustofigueira.com.br

alesp