Implantação do Bilhete Integrado em Mogi
O prefeito eleito de Mogi das Cruzes e deputado estadual Marco Bertaiolli (DEM) já deu início às negociações com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a implantação do bilhete integrado na cidade, interligando as linhas de ônibus municipais com o sistema ferroviário. O processo é considerado complexo e já teve a anuência do diretor-presidente da CPTM, Sérgio Henrique Passos Avelleda. "Nós já começamos a trabalhar neste projeto, porque existe uma série de tramites a serem cumpridos, como, por exemplo, a compatibilização dos cartões utilizados pelos usuários dos ônibus com as catracas da CPTM e vice-versa", explica o deputado, que esteve com o diretor da companhia na terça-feira, 21/10.
Ainda conforme Bertaiolli, Avelleda estará em Mogi das Cruzes no início do mês que vem para discutir a totalidade do sistema, mas já colocou à disposição da prefeitura toda a infra-estrutura necessária para a condução do processo, tanto no que diz respeito à parte técnica quanto à documentação necessária. "O bilhete integrado foi o principal assunto da audiência, embora tenhamos reforçado outros projetos, como a implantação do metrô leve e o problema das passagens clandestinas existentes ao longo da ferrovia, que levam risco de morte tanto aos usuários do sistema como para quem utiliza estes caminhos", destaca Bertaiolli
O prefeito eleito explica, ainda, que a implantação do bilhete integrado envolve diversas etapas, que precisam ser interligadas para que o sistema funcione em sua totalidade. Uma das fases é concluir a interligação das linhas municipais de ônibus, para que o usuário não precise pagar mais de uma passagem para circular na cdade; a outra é a construção de um terminal integrado de ônibus, no Mogilar, com acesso direto à linha férrea; por fim, compatibilizar o bilhete de forma a ser aceito tanto nos ônibus como no trem, na ida e na volta.
mbertaiolli@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações