Verba de R$ 35 milhões vai promover melhorias na estrada que liga Peruíbe a Miracatu

11/12/2007 10:49

A deputada Maria Lúcia Prandi reuniu-se com prefeitos do Vale do Ribeira e o secretário dos Transportes, Mauro Arce<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PRANDI PERUIBE MIRACATU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) obteve do governo do Estado o compromisso de investir R$ 35 milhões na SP-55, que liga Peruíbe a Miracatu. A verba será destinada à implantação da terceira faixa em alguns trechos, recapeamento e melhoria de acostamentos, acessos e sinalização.

A informação foi confirmada à parlamentar pelo secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, durante audiência na terça-feira, 4/12, na sede do órgão. Participaram do encontro três prefeitos do Vale do Ribeira: João Batista de Andrade, o Jessé, de Jacupiranga; Daniel Joaquim da Silva, de Itariri; e Zildo Wach, de Pariquera-Açu.

"Nosso objetivo é que a estrada seja duplicada. De todo modo, as obras anunciadas já são um grande avanço. A terceira pista contribuirá para eliminar gargalos e aumentará a segurança", enfatiza a deputada. Em junho, ela já havia se reunido com Arce para discutir o assunto. Na ocasião, o secretário pediu três meses para apresentar um estudo, que agora é divulgado.

As melhorias serão realizadas com os recursos da própria pasta. A data de início das obras não foi confirmada. A duplicação foi descartada de imediato, devido ao alto custo, estimado em R$ 215,9 milhões. Nesse caso, o Estado faria uma concessão à iniciativa privada. Obras de maior porte também demandariam estudos de impacto ambiental para a obtenção de licenças ambientais prévias e de instalação.

O trecho em questão tem 44,584 quilômetros de extensão. As obras são apontadas como prioritárias pelos líderes políticos do Vale do Ribeira. A SP-55 apresenta intenso tráfego de caminhões, oriundos do porto de Santos ou com destino a ele. A rodovia é também estratégica para o escoamento da produção agrícola e de minerais da região.

O prefeito de Itariri, Daniel Joaquim da Silva, fez um apelo específico, no sentido de assegurar maior segurança no acesso à cidade. Segundo explicou, a localização do trevo, logo após uma curva, provoca acidentes.

mlprandi@al.sp.gov.br