Integração da sociedade civil à Delegacia de Crimes Raciais é proposta na Assembléia
Em audiência pública sobre integração da sociedade civil à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, realizada nesta terça-feira, 9/5, no Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, representantes de variados segmentos da sociedade civil destacaram que a criação da nova delegacia, ocorrida no último dia 23/3, foi "a grande conquista de todos que trabalham em defesa dos direitos humanos e do respeito às diferenças".
A deputada Rosmary Corrêa (PSDB), membro da Comissão de Segurança Pública, propôs a realização da audiência pública como forma de o Parlamento paulista sediar a proposta de integração da sociedade com a recém-criada delegacia.
Na audiência, foram discutidos temas como a intolerância em brigas de torcidas organizadas, conflitos raciais e étnicos, perseguições ou ataques a homossexuais e prostitutas.
A delegada-titular da nova delegacia, Margarette Barreto, foi homenageada por sua luta na defesa dos direitos humanos. O deputado Renato Simões (PT) declarou que "todos temos muito o que comemorar com a instalação da delegacia", ao parabenizar os responsáveis pela iniciativa.
Já o delegado-geral de Polícia, Marco Antonio Desgualdo, prometeu combater a intolerância ao declarar que é importante investir no trabalho da delegacia, contando com a participação da sociedade civil e da polícia, reforçado por um "cinturão de inteligência" no uso de recursos como a informática.
José Roberto Bellintani, do Instituto São Paulo Contra a Violência, também participou da mesa de trabalhos como representante da sociedade civil. Ele ressaltou a importância do trabalho pelo respeito à vida com a integração entre sociedade civil e governo.
Além de reafirmar a necessidade da criação da nova delegacia para combater a violência contra as pessoas, os participantes da audiência reivindicaram a apuração rigorosa de infrações, com o trabalho efetivo em todas as delegacias e o desenvolvimento de políticas públicas de combate à violência.
O tema "Racismo no Esporte" foi apresentado por Roberto Cicivizzo, da Federação Paulista de Futebol. Ele afirmou que o trabalho da nova delegacia, somado ao de setores da OAB e de entidades de combate ao racismo, já provoca resultados positivos nos estádios da capital paulista. Cicivizzo afirma que só o trabalho conjunto da Polícia Civil, das autoridades e, especialmente, da sociedade mobilizada pode combater a violência.
Para a monja Isshin, da Comunidade Zen Budista do Brazil, a principal forma de se combater a violência é através do amor e da educação.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entre o moderno e o eterno, Curupira é símbolo da COP 30 e da proteção ambiental de São Paulo
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Proposta que reestrutura Política de Assistência Social no estado é aprovada no Plenário da Alesp
- Nota de Pesar - José Afonso da Silva
- Indicação da Alesp passa em Plenário e deputado Carlos Cezar será conselheiro do TCE
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações