Projeto que cria Região Metropolitana de Sorocaba tem apoio daquele município

07/03/2006 10:47

Hamilton Pereira, ao centro, em reunião com secretário e o prefeito de Sorocaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON APOIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) esteve reunido na última sexta-feira, 3/3, com o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, e o secretário de Habitação e Urbanismo, José Dias Batista Ferrari, quando apresentou Projeto de Lei Complementar nº 33/05, ocasião em o prefeito demonstrou ser favorável à propositura que cria a Região Metropolitana de Sorocaba. Participou da reunião o professor Aldo Vanucchi, reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso), que, juntamente com seu corpo docente tem realizado estudos técnicos referentes a esse projeto.

Segundo a minuta do PLC, a criação da Região Metropolitana de Sorocaba tem por finalidade a concretização dos objetivos de organização, planejamento e execução de funções públicas de interesse comum dos municípios que a integrarem, como planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário, habitação, saneamento básico, meio ambiente, desenvolvimento econômico, atendimento social e turismo.

Pela proposta, Sorocaba será o município sede da Região Metropolitana, que por critérios geográficos, abrangerá os municípios de Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Itu, Mairinque, Piedade, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque e Votorantim. "Temos nos baseado nas experiências que já existem como a da criação das regiões metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista", explica Hamilton Pereira. "E a busca dessa importante parceria com a universidade e as prefeituras vem exatamente no sentido de evitar erros que já foram cometidos em tentativas frustradas de criação de regiões metropolitanas", completou.

A importância do engajamento da Prefeitura de Sorocaba no processo político de criação da Região Metropolitana foi destacada pelo professor Aldo Vanucchi. "Pelo próprio fato de que Sorocaba será a sede dessa Região Metropolitana, já se evidencia a necessidade de envolvimento da Prefeitura", justificou o professor. "Além disso, é um projeto de importância para a região e por isso deve ter caráter suprapartidário", completou.

Vitor Lippi explicou que a Prefeitura realizou um planejamento estratégico que suscitou uma série de áreas que devem ser atingidas através das ações da municipalidade e, entre elas, inclui-se a questão do desenvolvimento regional. "Esse é um desafio absolutamente novo e fundamental para o desenvolvimento da cidade", manifestou Lippi. "Nossa taxa de crescimento urbano está 50% acima da média do estado de São Paulo", justificou o prefeito.

Lippi também afirmou que devido ao desenvolvimento desigual da região sudoeste do Estado, Sorocaba tem sido referência para todos os municípios desta região. "Se a gente não reorganizar o desenvolvimento na região, teremos cidades cada vez mais pobres e Sorocaba super saturada", destacou o prefeito.

Hamilton Pereira sugeriu a participação da Prefeitura de Sorocaba nas próximas reuniões com professores da Uniso, como forma de consumar a união de forças em torno do projeto. O convite foi aceito pelo prefeito e uma reunião será agendada para o final do mês de março, para que os levantamentos já realizados pela Universidade, considerados em estágio avançado pelo professor Vanucchi, sejam apresentados a Vitor Lippi e sua equipe.

hpereira@al.sp.gov.br

Hamilton Pereira, ao centro, em reunião com secretário e prefeito de Sorocaba