Projeto pretende barrar privatização da CTEEP
O deputado Nivaldo Santana (PCdoB) protocolou, nesta terça-feira, 16/8, projeto de lei em que solicita a revogação da Lei 11.930/2005, que permite a privatização da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP). Nesse dia, dezenas de funcionários da empresa e sindicalistas do setor estiveram na Assembléia para debater o projeto com o deputado.
Na mesma direção, o Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, que representa os funcionários da CTEEP, conseguiu liminar que proíbe a contratação de serviços de consultoria para a avaliação econômica e financeira da empresa. Antes disso, deverá ser realizada uma audiência pública com todos interessados, apresentado o edital de quantitativos e preços unitários. Esta liminar impede, até que esses trâmites sejam cumpridos, que o governo Geraldo Alckmin dê o primeiro passo no sentido de privatizar a estatal.
Os funcionários argumentam que a CTEEP, contando com grande capacidade tecnológica e quadro funcional especializado, tem papel estratégico no desenvolvimento do estado, além de ser uma empresa lucrativa que gerou R$ 348 bilhões de dividendos em 2004.
Reflexos
Santana argumenta que a venda de empresas paulistas, ocorrida nos últimos anos, já revelou que o modelo privatista adotado pela gestão tucana trouxe enormes prejuízos à população e aos trabalhadores, como demissões em massa, aumento de tarifas e precarização dos serviços prestados.
"Os valores obtidos com a pretendida alienação da CTEEP, além de insuficientes para sanar a dívida da CESP, causariam grandes prejuízos ao povo paulista, pois retiraria das mãos do poder público uma empresa estratégica para o desenvolvimento econômico e bem-estar social", afirmou o parlamentar.
gabinete@nivaldosantana.com.br
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações