Operários da arte homenageiam trabalhadores no seu dia mundial

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
28/04/2006 15:43

Compartilhar:

Obra Dois Equilibristas de Inos Corradin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/inosobra2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Mulheres com Feixes de Lenha de Jurandi Assis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JURANDI%20ASSIS%20Mulheres%20com%20feixes%20de%20lenha.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Trabalhadores de Arlete Coleto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Arlete20Coleto20Trabalhadores.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Vendedor de Aves de Gilberto Masson<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Gilberto%20Masson%20Vendedor%20aves.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Cores da Barra II de Thereza Toscano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Thereza Toscano teretoscobra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra O Pescador de Connie<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Connie%20O%20Pescador.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Baianas de Vera Ojuara <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/foto vera ojuara.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Rede de Pescador de Fumiko<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Fumiko%20Rede%20de%20Pescador.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Confluência de Lugares Luzentes III de Villarta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Villarta%20-%20Confluencia%20de%20lugares%20luzentes%20III.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Colheita no Cafezal de Jerci Maccari <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Jerci%20Colheita%20no%20cafezal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Carnelosso Pintando de Ary de Queiróz Barros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ary%20Queiroz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Os Três Boiadeiros de Duxtei<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Duxtei%20-%20Os%20tres%20boiadeiros.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Embora o Dia do Trabalho seja comemorada no Brasil desde 1895, a data só se tornou feriado nacional a partir de 1925, por um decreto do então presidente Arthur Bernardes. Vale relembrar que o Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889 por um congresso socialista realizado em Paris. A data foi escolhida para homenagear os oito líderes trabalhistas norte- americanos que morreram enforcados em Chicago em 1886, por terem insuflado a primeira greve geral realizada no principal centro industrial dos Estados Unidos, exatamente a 1º de maio daquele ano.

A greve contou com a participação de milhares de trabalhadores que foram às ruas protestar contra as condições desumanas a que eram submetidos nas empresas. Manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade com os manifestantes exigindo a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

Em memória desses mártires, de suas reivindicações e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho. Em homenagem a esse dia publicamos nesta página obras do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo cujos artistas enfocaram trabalhadores rurais e urbanos, comerciantes, pescadores, pintores e artistas circenses.

Connie " O Pescador " Os temas de suas obras e, em particular, quando se trata de figuras humanas, são aprofundados e na sua realística transparência nos aparecem vivos e animados.

Ary de Queiróz Barros " Carnelosso Pintando " Ao retratar, o pintor segue religiosamente aquela tradição pictórica de largo respiro, que tudo resgata e reduz aos seus valores reais, paralelamente a uma plena autonomia poética.

Arlete Coleto " Trabalhadores " Nesta obra, o cromatismo assume um caráter predominante, tornando-se condição essencial através da qual a artista alcança a completa realização do tema em exame.

Fumiko " Rede de Pescador " A artista opera uma interpretação da realidade com a inteligente utilização das cores para exprimir mais do que a área envoltória da paisagem, o próprio espírito da terra, ou melhor, dos personagens que retrata.

Duxtei " Os Três Boiadeiros " Encontrar na pintura as formas, a cor, a luz de uma paisagem para realçá-la a uma nova vida constitui o testemunho e o sinal do íntimo elã afetivo que leva a artista à humanização das coisas.

Gilberto Masson " Vendedor de Aves " Seu meio estilístico exprime em formas antiacadêmicas o seu "realismo populista". Suas figuras se movimentam seguindo esse realismo, no qual cor e forma, realidade e fantasia, riqueza e ingenuidade encontram um modo de se amalgamarem como as notas de uma sinfonia campestre, repleta de recordações de juventude numa típica família de imigrantes peninsulares.

Villarta " Confluência de Lugares Luzentes III " Por uma necessidade íntima que a pressiona, sua característica fundamental é de contar, afinada que está a uma visão já absorvida. Sua produção pictórica é o singular fruto evidente de uma longa meditação que se conclui no imediatismo da execução.

Inos Corradin " Dois Equilibristas " A obra possui um conteúdo lírico que avança na progressão direta da pesquisaconstrutiva da composição, no filtro geometrizado pelo qual as formas são medidas, transformando o visível numa espécie de equação luminosa.

Thereza Toscano " Cores da Barra II " A imagem que nasce possui vida própria e além do tema aparece um vulto que emerge da matéria informe assumindo uma qualidade figurativa através de forte cromatismo expressionista.

Jerci Maccari " Colheita no Cafezal " Se o pintor tem na alma a paisagem e os frutos da terra, não há dúvida que, em torno desse tema, o artista desenvolve com grande efeito a sua obra: uma visão que sugere " inspirada nas lembranças de criança e na tenacidade de pintor " um diálogo com a realidade e o despertar de um Brasil pujante graças à sua agricultura.

Jurandi Assis " Mulheres com Feixes de Lenha " Contemplando afetivamente a realidade, o artista a condensa em termos, lineamentos e volumes essenciais, revelando sua alma poética e seu significado cósmico. Expressionista de traço firme, de colorido temperado ao rigor do seu desenho, ele demonstra ser um pintor que impõe à natureza a totalidade de seu caráter.

Vera Ojuara " Baianas " Sua pintura é viva, expressiva e permeada de um realismo sintético. Suas obras possuem umacentuado cromatismo e uma luminosidade vibrante e não constituem mera contemplação lírica, mas o resultado de reflexões sobre a vida hodierna brasileira.

alesp