Projeto do Parlamento Jovem: substitua seu carro por uma bicicleta


04/11/2009 18:32

Compartilhar:

Diego Vinicius Obregon Franco <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/Diego (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Alunos e projetos



Todas as escolas do Estado de São Paulo são convidadas a participar do processo do Parlamento Jovem desenvolvendo projetos de lei que os jovens acreditam que irão resolver demandas da sociedade. Há uma seleção para a escolha dos 94 projetos. Posteriormente, aqueles que foram contemplados vão representar sua escola desempenhando o papel de "deputados por um dia" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O trabalho desenvolvido por Diego Vinicius Obregon Franco e mais três colegas, Victor Coelho, Rodrigo Ferreira e Felipe Gebrael, foi um dos escolhidos para representar o colégio Renovação e participar do evento, que ocorre nos dias 5 e 6/11, na Assembleia paulista. Diego, de 16 anos, foi escolhido para falar sobre o trabalho.



Benefícios do projeto



O propósito que norteou o trabalho desenvolvido pelos jovens foi criar uma lei que incentive as empresas e seus funcionários a substituir o transporte atual - ônibus ou automóvel - por bicicletas.

Atualmente as empresas contemplam seus funcionários com vales transporte e, às vezes, com vale combustível. As empresas deverão, de acordo com o projeto, substituir esse desembolso periódico pela compra de bicicletas, gasto que seria realizado apenas uma vez, representando economia para as empresas.

Diego explicou que haveria outros desdobramentos, como o trânsito ficar menos caótico e a emissão de gás carbônico ser minimizada. Além disso, os trabalhadores estariam praticando esporte, beneficiando a própria saúde e combatendo a obesidade. O jovem acredita que a maioria das empresas possui um local para os trabalhadores deixarem suas bicicletas.

"Enquanto o projeto estava sendo desenvolvido, entrevistamos assessores de um deputado federal, que nos disseram que um dos maiores problemas no Congresso é o trâmite dos projetos no parlamento federal, que, às vezes aguardam três ou quatro anos para serem aprovados. Se fôssemos defender uma lei para cada um desses benefícios, a aprovação levaria mais de 10 anos. Por isso, chegamos à conclusão de concentrar a solução dos problemas num projeto só. Achamos também que, para contar com o empenho das empresas, teriamos que criar algo a favor delas", explicou Diego.



O processo político



Diego lembrou que já participou do Parlamento Jovem. Para ele, a política exige uma grande dose de dedicação e não se deve trabalhar em função de proveito próprio nem colocar suas prioridades em primeiro lugar.

O jovem ficou atraído pela política a partir das aulas de história, ministradas pelas professoras Viviane Madrigal Fidalgo e Helena Vetorazzo (que também leciona sociologia). "Nessas aulas passei a compreender melhor e me interessar mais pelo processo político", confidenciou.

O rapaz acha que o governo atual deveria estar mais preocupado em promover o desenvolvimento social, democratizando a educação e a saúde, aumentando o número de empregos e não apenas distribuindo o Bolsa Família, "pois o povo fica em tamanho grau de alienação que não consegue enxergar a própria situação".



A escola e a família



Segundo Claudia Baratella, vice-diretora do colégio, por trás da motivação dos alunos em participar de processos políticos, está o sistema de ensino da escola. Em primeiro lugar, as professoras se preocupam com os alunos como pessoas e verificam se estão à vontade dentro do processo de ensino.

"A Viviane ficou muito feliz pelo projeto ter sido um dos escolhidos, pois ela adorou a iniciativa desde o primeiro instante. Meus pais também vibraram com a vitória", disse Diego.

"Meu filho é um rapaz muito alegre, estudioso e antenado com as questões socioeconômicas, não só do Brasil como do mundo, o que eu acho não ser muito comum na idade dele", falou a mãe, Sandra Viscarra Obregon Franco.

Diego é filho único, tem como hobby escutar música, principalmente MPB, papear com os amigos pela internet, praticar natação e, principalmente, ler. Seu plano é estudar para ser um historiador.

alesp