Ato solene homenageia primeira mulher presidente da Associação dos Delegados
Marilda Pansonato Pinheiro, primeira mulher, em 60 anos de história da Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adpesp), a ser eleita para o cargo de presidente, foi homenageada por ato solene, no dia 9/3, por iniciativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL). Além do parlamentar e da nova dirigente, compuseram a mesa os representantes da Adpesp Sergio Marcos Roque, Abel Fernando Paes de Barros Cortez, Saulo de Carvalho Palhares Beira, Cleber Pinha Alonso, João Demétrio Sobrinho e Alan Bazalha Lopes.
O objetivo do ato, segundo Giannazi foi, além de homenagear os 60 anos da ADPESP, comemorar a posse da nova diretora, e celebrar a eleição da primeira figura feminina a presidir a instituição, o que, segundo ele, "configura uma novidade histórica dentro de uma instituição que pode ser caracterizada como patriarcal". Além disso, em sua visão, "um olhar feminino na direção de uma entidade como essa, pode dar um novo rumo à luta na defesa dos direitos de seus colegas". Os filiados da Adpesp reivindicam o reconhecimento da carreira, a inamobilidade que pressupõe a existência de um prejuízo sério para este, com a mudança do local de trabalho e autonomia funcional, plataforma na qual a nova presidente se baseou na campanha para a eleição.
Marilda declarou que a presidência da instituição representa um compromisso e a responsabilidade por ser mulher é muito maior do que seria se o eleito fosse do sexo masculino, sucedendo a outros que ali estiveram. "Então, sinto-me mais cobrada pela classe para que as coisas aconteçam, para que a categoria tenha um justo reconhecimento no exercício de suas funções. Pretendo, nos dois anos de mandato estabelecidos por nosso estatuto, realizar as expectativas da classe que represento. A liderança do interior acabou sendo um grande suporte para eleição da nossa plataforma", disse a nova presidente. Nascida em Araçatuba e morando em Bauru, Marilda Pinheiro está há 32 anos no serviço público, dez dos quais como delegada de polícia.
Os participantes da mesa lembraram dos momentos ao lado da nova presidente, na campanha que a levou ao cargo. Alguns, como Saulo Palhares e Abel, falaram da necessidade do reconhecimento da carreira de delegado, além de exortarem os colegas à união da categoria para atingir seus objetivos.
Marilda encerrou a cerimônia lembrando aos colegas que o desempenho de seu trabalho de uma forma profissional e séria trará automaticamente o reconhecimento da categoria junto à sociedade que se propõe a servir.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações