Ana Laura: política deve ser algo bom para o povo

22/08/2003 17:42

Clique para ver a imagem " alt=""Considero abusiva a prática de prefeitos que empregam toda a família para receber salários pagos pelo povo, sem que essas pessoas apareçam para trabalhar" Clique para ver a imagem ">

Da redação

Ana Laura Pereira foi deputada jovem em 2002, quando apresentou projeto de lei defendendo a proposta do fim do nepotismo nas prefeituras municipais. "Considero abusiva a prática de prefeitos que empregam toda a família para receber salários pagos pelo povo, sem que essas pessoas apareçam para trabalhar", refletia Laura.

Cursando atualmente o 1.º ano do Ensino Médio, no Colégio Caetano Caprício, em Franca, com 15 anos de idade, Ana Laura pretende participar da 5.ª edição do Parlamento Jovem, que acontece em novembro deste ano. "Minha escola já está envolvida na preparação do Parlamento Jovem deste ano. Estamos fazendo a discussão de temas que possam ser transformados em projetos de lei, especialmente nas aulas de Geografia, História e Redação", afirma, lembrando que os professores avisaram que os alunos já podem começar a montar os projetos.

A abordagem de temas ligados à política é uma tônica tanto na escola quanto em casa. Um exemplo é a discussão sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) feita recentemente com os pais. Para ela, "a Alca vai prejudicar ainda mais o comércio do Brasil, fazendo com que países maiores como os Estados Unidos explorem ainda mais o Brasil e outros países em desenvolvimento".

Na escola, procura participar de discussões relevantes para seu crescimento como cidadã. Um exemplo que ela dá são os estudos em grupo feitos nas aulas de Geografia. "Em praticamente todas as aulas fazemos rodas de estudos. Nessas atividades leva-se muito em consideração a opinião dos alunos", assevera.

Ana Laura procura engajar-se na vida da comunidade, participando de campanhas como a do Agasalho, que sua escola realiza em parceria com o Rotary Clube. Sobre os problemas que a sua cidade enfrenta, cita o desemprego e a violência como as questões sociais mais graves que devem ser resolvidas.

Indagada sobre o que é a política, Ana Laura diz ter crescido em suas reflexões. "Minha visão sobre política vem mudando. Achava que era algo sujo, que cheirava à corrupção. Hoje vejo a política como algo bom para o povo, zelando pelo cidadão, defendendo a população. É importante usar a política para o bem do povo", arremata.

Participe

A 5.ª edição do Parlamento Jovem Paulista, que neste ano vai receber alunos do Ensino Médio, acontece na Assembléia Legislativa no dia 14 de novembro de 2003. As inscrições estão abertas até 29 de setembro próximo. Mais informações no site da Assembléia: www.al.sp.gov.br, no ícone Parlamento Jovem.