Deputado visita central de inteligência no Rio de Janeiro

16/04/2012 10:45 | Da assessoria do deputado Vinícius Camarinha

Centro de Operações reúne policiais, gestor de trânsito, Samu, Defesa Civil e Bombeiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113470.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A convite do prefeito Eduardo Paes, o vice-líder de Governo na Assembleia Legislativa, deputado Vinícius Camarinha (PSB) esteve na última semana no Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Inaugurado em dezembro de 2010, o centro conta com moderna estrutura de câmeras e sistemas de informação, com o objetivo de monitorar pontos estratégicos da cidade e facilitar a tomada de decisões por parte da prefeitura no caso de situações de emergência.

"Acompanhado pelo pré-candidato a prefeito de São Bernardo Campo, deputado Alex Manente (PPS), pude conhecer a estrutura de um centro que deveria estar nas principais cidades. A estrutura é utilizada no combate à criminalidade, na atenção ao trânsito e outros acontecimentos que interferem no dia a dia dos cidadãos. Na verdade, é um prédio inteligente e conectado a um grande número de câmeras espalhadas pela cidade. Serviços fundamentais funcionam de forma integrada: água, luz, coleta de lixo, Defesa Civil, transporte público, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, CET e meteorologia", disse Vinícius.

Em 2008, quando disputou as eleições municipais, o deputado já havia elaborado um projeto de monitoramento da cidade de Marília ligado diretamente à prefeitura, nos mesmos moldes do Rio de Janeiro. "Poderíamos acompanhar a movimentação no comércio e nas entradas da cidade e avisar os órgãos de segurança sobre movimentações no comércio, bairros e avenidas."

vcamarinha@al.sp.gov.br