Audiência debate situação das mulheres encarceradas
A situação das mulheres encarceradas no Estado de São Paulo foi tema de audiência pública nesta terça-feira, 12/6, na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia. Simão Pedro (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura, protocolou requerimento de informação ao secretário de Educação, Herman Voorwald, cuja pasta é responsável por elaborar e implementar uma política de educação no sistema prisional paulista, para que sejam esclarecidas algumas questões referentes a ações de incentivo para estimular a adesão dos jovens e adultos encarcerados às ações educacionais desenvolvidas.
Juntamente com a deputada Leci Brandão (PCdoB), Simão Pedro convidou para o evento especialistas em direitos humanos e direitos das mulheres. Simão Pedro ressaltou a importância do debate. "Tratar deste tema é fundamental por ser um tema delicado, pela fragilidade, questões sociais entre outros".
Entre os palestrantes, o vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara paulistana, Jamil Murad (PCdoB) discorreu sobre a atitude do governo brasileiro, herdada dos colonizadores portugueses, "que enxergavam o povo como inimigo e por isso mataram todos que se rebelaram".
Representando a ministra Maria do Rosário, a Secretária dos Direitos Humanos, a assessora Deise Benedito falou principalmente sobre a situação das crianças, filhas de mães encarceradas, e dos danos que esse encarceramento pode causar nessas crianças, bem como das revistas íntimas vexatórias que são feitas nas mulheres. "Nós, da secretaria, não vamos permitir nenhuma violação dos direitos humanos com pessoas que estão com privação de liberdade".
spedro@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações