Competitividade do setor petroquímico é debatida em reunião de Frente da Câmara dos Deputados
28/06/2012 19:31 | Da redação Vera Boldrini - Foto: roberto Navarro
Por iniciativa do deputado José Zico Prado (PT), representantes do setor petroquímico reuniram-se nesta quinta-feira, 28/6, em defesa da competitividade desse ramo industrial brasileiro. José Zico Prado explicou que o deputado federal Vanderlei Siraque (PT/SP) está coordenando discussão nacional sobre a questão da petroquímica e sobre os investimentos que o governo federal tem feito para o fortalecimento do setor, prevenindo-se contra a concorrência internacional.
De acordo com Zico Prado, o que se pretende é utilizar de forma produtiva os recursos provenientes do pré-sal de forma a melhorar a competitividade do setor em São Paulo. "Estivemos na Baixada Santista, discutindo a real necessidade de investimento, que deverá ser feito em parceria com o governo do Estado, visando a adequada exploração do pré-sal. É importante o debate com todo o setor, que inclui os fabricantes de plásticos, e com a sociedade" declarou.
Para Vanderlei Siraque, no entanto, o Brasil, em vez de ser um país exportador de petróleo oriundo do pré-sal, deveria agregar valor à sua produção, incentivando a indústria de transformação petroquímica, química e de plástico. "Entendo que se o Brasil não o fizer, o petróleo, que hoje é nosso, retornará como produto fabricado no exterior, e a balança de pagamentos do nosso país continuará deficitária no setor".
Foram discutidas a redução dos custos de produção, com a adoção de novas tecnologias, a diminuição da carga tributária e das tarifas de energia. A redução das taxas de juros também foi sugerida como medida de incentivo à produção, além da qualificação e formação de mão de obra, e investimentos em logística e em infraestrutura como portos, aeroportos e rodovias.
Estiveram presentes representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes; o presidente da Abiplast, José Ricardo Roriz; o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias; o representante da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, Antonio Silvan de Oliveira, da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da Cut, Raimundo Suzart.
Raimundo Suzarte, Alexandre Lopes, Vanderlei Siraque, José Ricardo Roriz Coelho, Oswaldo Dias e Antonio Silvan Oliveira
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações