Demora na implantação de UBS da Capela do Socorro

12/07/2012 16:47 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Em reunião na Secretaria Municipal de Saúde, em 6/7, o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) questionou o secretário adjunto, José Maria, sobre a demora na construção da UBS dos jardins Orion, Guanhembu e Reimberg no distrito da Capela do Socorro, zona sul da capital.

Segundo o deputado, previstas desde 2010, as unidades fazem parte do projeto de expansão de atendimento básico de saúde do PAC-2, anunciado pela presidente Dilma Rousseff. Marcolino estava acompanhado do vereador Alfredinho e de moradores dos bairros beneficiados.

O secretário alegou insuficiência de verbas e problemas de ordem técnica para justificar o atraso nas obras. Ele citou a necessidade de cessão dos terrenos, ainda não concretizada por parte da Prefeitura de São Paulo, a quem pertence as áreas, como exemplo. De acordo com a Coordenadoria de Saúde da zona sul, a região é uma das mais carentes da cidade em serviços de saúde.

No caso da UBS do Jd. Orion, que deve entrar em funcionamento ainda este ano, o secretário apontou problemas em relação ao terreno indicado. Quanto às outras duas unidades, com previsão de funcionamento para 2013/14, o secretário informou que já foram abertos processos de pedido da cessão junto à prefeitura. "Sem isso, nós não podemos dar início aos projetos", disse. O deputado Marcolino disse que vai tentar, ainda este ano, remanejar verbas de emendas para a unidade do Jd. Orion.

lcmarcolino@al.sp.gov.br