Deputados prestigiam abertura da 31ª Exploflora, em Holambra
29/08/2012 20:37 | Da Redação: Vera Boldrini Fotos: Roberto Navarro
O presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, e os deputados do PSDB Célia Leão e Cauê Macris participaram nesta quarta-feira, 29/8, da abertura da 31ª Exploflora, no município de Holambra.
Relator da Constituinte paulista de 1989, Munhoz lembrou que foi necessária a criação de um dispositivo constitucional para que Holambra se tornasse município, já que não era distrito de uma única cidade. O povoado estava situado na área territorial de quatro municípios: Jaguariúna, Cosmópolis, Artur Nogueira e Santo Antonio da Posse. "Foi necessária uma declaração constitucional para que esse pedaço da Holanda no Brasil pudesse ser elevado à cidade", explicou o parlamentar.
De lá para cá, segundo o presidente da Assembleia, a cidade se fortaleceu e cresceu, a ponto de tornar-se grande exportadora de flores, respondendo, atualmente, por cerca de 35% do setor no Brasil.
Estância turística
A abertura da maior feira de flores e plantas da América Latina também foi prestigiada pelo governador Geraldo Alckmin, que lembrou a condição de estância turística do município obtida graças ao cultivo das flores. "A cidade recebe recursos diretos para a execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo, o que gera emprego e renda. O mais recente benefício foi na área de saneamento", lembrou o governador.
O cônsul-geral dos Países Baixos (Holanda em neerlandês é Nederland, literalmente "país baixo") em São Paulo, Jan Gijs Schhouten, informou que o tema desta 31ª Expoflora é o amor, tanto na exposição de arranjos florais como nos ambientes da mostra de paisagismo e jardinagem. Segundo ele, o principal objetivo da exposição é a divulgação da cultura holandesa nas suas mais variadas formas, o que inclui apresentação de músicas e danças folclóricas, degustação de comidas típicas e exposição de artesanato.
Entre outras autoridades estiveram presentes os prefeitos Margareti Groot (Holambra), Hamilton Bernardes Junior (Pedreira), Martinho Antonio Mariano (Águas de Lindoia), Orlando Caleffi Junior (Conchal) e José Pavan Junior (Paulínia). A feira prossegue até 23/9, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações