Evasão em curso técnico preocupa parlamentar

14/09/2012 11:38 | Da assessoria do deputado Beto Trícoli

A continuidade do vestibulinho do curso técnico de enfermagem da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Cármine Biagio Tundisi, de Atibaia, foi o assunto da reunião entre o deputado Beto Trícoli (PV) e a diretora do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, na semana passada.

A autarquia estadual, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo quer, a partir de estudos técnicos, paralisar momentaneamente o vestibulinho do curso técnico de enfermagem. A razão para tal medida está nos índices de evasão entre o segundo e o terceiro módulo, quando os alunos obtêm o título de auxiliar de enfermagem e iniciam os estudos para a obtenção do diploma de técnico de enfermagem.

"Como auxiliares de enfermagem, os alunos são admitidos pelos hospitais e começam a trabalhar na área. No entanto, a diferença salarial entre o auxiliar e o técnico é de aproximadamente R$ 300,00, o que desestimula a continuidade dos estudos", disse o deputado à diretora do Centro Paula Souza. "Além disso, os hospitais também não sinalizam a contratação de técnicos de enfermagem. Não se trata de falta de demanda, mas de adequação do cenário. O Conselho Regional de Enfermagem está ao nosso lado", completou.

Laganá confirmou a situação apresentada pelo deputado Beto Trícoli. De acordo com Laganá, a média de evasão chega a 35%, variando entre 35% em 2010 e 47,5%, no primeiro semestre de 2012.

betotricoli@al.sp.gov.br