Instrutora de árbitros da Fifa discute detalhes de regras do futebol

Árbitros e professores de educação física debatem pontos polêmicos das regras
19/09/2012 19:56 | Da Redação

Compartilhar:

Sílvia Regina de Oliveira, instrutora de árbitros da Federação Paulista de Futebol, da CBF<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117958.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A especialista comentou as regras relativas ao arremesso lateral (nº 15), ao tiro de meta (nº 16) e ao tiro de canto (nº 17).<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117959.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Perassi, Geraldo Cruz, Marinho, Sílvia Regina de Oliveira, Gustavo Korte e Márcio Verri Brandão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117974.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público acompanha os debates <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117975.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sílvia Regina de Oliveira, instrutora de árbitros da Federação Paulista de Futebol, da CBF, da Commebol e da Fifa, foi a palestrante da manhã desta quarta-feira, 19/9, do Curso de Capacitação de Árbitro de Futebol, que está sendo ministrado na Assembleia Legislativa, por iniciativa da Comissão de Assuntos Desportivos.

A especialista comentou as regras relativas ao arremesso lateral (nº 15), ao tiro de meta (nº 16) e ao tiro de canto (nº 17).

A ex-juíza fez um resumo de sua carreira, que se iniciou aos 14 anos, quando fez seu primeiro curso de arbitragem na cidade de Mauá. Dois anos após, fez sua estreia no apito nos campos de futebol amador, etapa que durou 17 anos. Em 1997, tornou-se profissional e apitou o campeonato de futebol feminino promovido pela Federação Paulista. Em 1999, começou a apitar campeonatos nacionais e deslanchou sua carreira com atuações na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, Libertadores da América, Olimpíadas e Campeonato Mundial Feminino.

Sílvia conversou com os participantes sobre as particularidades da interpretação das regras e principais dúvidas em relação à aplicação das três regras objeto de sua palestra.

À tarde foi realizado o encerramento do curso, com a distribuição de certificados a cerca de 110 participantes do evento. Compuseram a mesa Roberto Perassi, Silvia Regina de Oliveira e Márcio Verri, instrutores de árbitros da Federação Paulista de Futebol, Gustavo Korte, psicólogo dos árbitros de futebol, e o coronel Marcos Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol do Estado de São Paulo. Segundo Marinho, o curso é importante para melhorar o espetáculo do futebol.

alesp