Museu de Arte: J.C. Canato

19/09/2012 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

J.C. Canato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117971.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Seleção do Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117972.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sagrada Familia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117973.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

J.C. Canato: uma obra sugestiva que reflete momentos de profunda reflexão

As composições figurativas de J.C. Canato espelham habilidade na cor e no desenho. Mas, mais que figurativas, espelham um realismo absoluto, desfeitas de inúteis fantasias. O artista transfere para suas telas a intranqüilidade do mundo de hoje, bem diferente daquele de ontem, onde se pode ler a triste realidade de um passado recente que muitas vezes, rapidamente, esquecemos.

Coerente com seu temperamento extremamente reflexivo, protegido numa simplicidade esquiva e bonária que muito têm contribuído à independência de sua pesquisa artística, a realidade desse artista, se compõe de elementos escolhidos e precisos.

Suas telas recentes reúnem o fruto maduro dessa sua ascensão constante em direção ao refinamento dos meios e da visão, seja pelo alcance da reconstituição dos fatos, seja por um direcionamento metafísico de momentos ultra-sensíveis à nossa sensibilidade.

Com uma técnica pessoal, hábil e segura, traça o tema sobre a tela; um desenho preciso que preenche de cores com tons acesos, extremamente fortes e sugestivos, próprios a criar um ambiente seja alegre quanto dramático. O resultado são momentos da vida cotidiana do homem de nossos dias que revelam uma "sensibilidade" não retórica, mas poética.

As obras "Sagrada Familia" e "Seleção do Brasil", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, nos transportam por instantes a um mundo de contrastes no qual vivemos. Canato conta sempre um fato real, propõe coisas às quais, muitas vezes, não mais pensamos e seu maior mérito é aquele de oferecer ao espectador momentos de profunda reflexão.

O Artista

J. C. Canato nasceu em São Paulo, em 1965. Formou-se em Artes Plásticas e Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie em 1986. Entre 1984 e 1986, freqüentou o atelier de João Rossi desenvolvendo pesquisas no âmbito da gravura e da aquarela.

Participou de inúmeras exposições coletivas e particulares, destacando-se entre elas: Salão Blue Life de Artes Plásticas, São Paulo (1984 e 1990); Salão Nacional de ArtesPlásticas de Alphaville, São Paulo (1985); Salão Ano Internacional da Paz - Secretaria de Estado do Interior de São Paulo (1986); Museu da Casa Brasileira - São Paulo; Montevídeo - Uruguai; II Simpósio de Arte e Cerâmica no Anhembi - São Paulo (1987); Espaço Cultural Cásper Líbero - São Paulo; Espaço Cultural Chap Chap - São Paulo (1988 e 1989); IV Salão de Artes Plásticas da YMCA, São Paulo (1988); Centro Cultural Ferrovia Paulista S.A. (1991); Estação Júlio Prestes - Ferrovia Paulista S.A - São Paulo (1992 e 1995); Chapel Art Show, São Paulo (1992); "Os Meninos da Candelária" - Rio de Janeiro (1993); Centro Cultural de Rio Claro (1994); Ministério Público do Trabalho, São Paulo (1995); Moinho Santo Antonio (1996 e 1997); Galeria La Bitta - Roma - Itália; "Padrão dos Descobrimentos", Lisboa - Portugal; "500 Anos do Descobrimento" - Museu de Arte de São Paulo - Realização Bank Boston (1998); Centro de Convivência Cultural - Campinas; Casa das Artes Plásticas "Miguel Dutra" -Piracicaba; Galeria La Pigna - Palazzo del Vicariato - Vaticano; Salão de ArtesPlásticas de Santo Amaro (1999); Palais des Arts - Salon International "Le Monde de la Culture et des Arts" Marseille - França; Pinacoteca Municipal de Amparo; Casa da Cultura - Barra Bonita - São Paulo; XIV Salão de Artes Plásticas de Amparo - São Paulo; Salão de Belas Artes de Piracicaba - São Paulo; Mostra de Arte C.A.S.A - São Paulo (2000); LII Salão Paulista de Belas Artes - São Paulo; Salon International "Le Monde de la Culture et des Arts" - Cannes - França; Casa das Artes de Valinhos, São Paulo (2001); Palais des Arts - Salon International "Le Monde de la Culture et des Arts" Marseille - França; Salon International "Le Monde de la Culture et des Arts - Cannes Azur - França; LIII Salão Paulista de Belas Artes - São Paulo; LIII Salão Paulista de Belas Artes - São Paulo (2002).

Além de pintar uma capela dedicada a São Francisco, no Horto Florestal de Rio Claro, possui obras em diversas coleções particulares e acervos oficiais como o Museu do Vaticano e o Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.