Abertura do Congresso Nacional de Engenheiros reúne autoridades em São Paulo

Barros Munhoz destaca atuação do Parlamento para diminuir entraves burocráticos
25/09/2012 19:11 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Barros Munhoz fala na abertura do congresso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118120.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aldo Rebelo e Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118121.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aldo Rebelo: "Não há democracia sem desenvolvimento, e não há desenvolvimento sem engenharia". <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118122.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Alckmin:"Para qualquer lugar que olhamos, vemos atuação de um engenheiro".<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118123.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ao centro Arnaldo Jardim, Aldo Rebeldo, Barros Munhoz, e autoridades participam do congresso.  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118124.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente ao Congresso Nacional de Engenheiros <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118125.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Abertura do congresso com Barros Munhoz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118101.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerimônia realizada na Sala São Paulo nesta segunda-feira, 24/9, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, e do governador Geraldo Alckmin, marcou o início do 8º Congresso Nacional de Engenheiros.

Em seu discurso, Munhoz destacou a importância das atividades de engenharia no desenvolvimento do país, mas lamentou que o excesso de burocracia tem atrapalhado o trabalho dos construtores. "A engenharia brasileira é fantástica, mas sofre para obter autorização para iniciar uma obra", declarou. Ele disse que o Parlamento já tem trabalhado para diminuir esses entraves.

Geraldo Alckmin, por sua vez, atrelou o desenvolvimento do país aos vários ramos da engenharia. Ele lembrou obras como o Rodoanel e o túnel entre Santos e Guarujá (em projeto) para demonstrar a importância dos trabalhos de engenharia. "Para qualquer lugar que olhamos, vemos atuação de um engenheiro", reforçou Alckmin.

O presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Celso de Campos Pinheiro, ressaltou o amplo papel exercido pela entidade, que além de representar os sindicatos e trabalhadores no ramo da engenharia, também contribui com propostas para políticas públicas, o que inclui participação em debates com candidatos a cargos executivos e outras proposições.

Presente à cerimônia, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, após lembrar que a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 já demandam grande mão de obra de engenharia, reiterou a importância do setor, afirmando que "não há democracia sem desenvolvimento, e não há desenvolvimento sem engenharia". Também participaram da solenidade o prefeito Gilberto Kassab, os deputados federais Arnaldo Jardim (PPS/SP), Carlos Zarattini e Paulo Teixeira (ambos do PT/SP), além de outras autoridades ligadas ao setor.

alesp