Segurança em casas de espetáculo e em áreas esportivas preocupa autoridades

Instalação de detectores de metais seria opção para garantir integridade do público
26/09/2012 19:49 | Da Redação: Luciana Podiesi Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Fernando Capez, Geraldo Cruz, Enio Tatto e João Antonio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118199.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A proximidade da Copa do Mundo e o enorme volume de shows e espetáculos de grande porte preocupam as autoridades no que diz respeito à segurança dos espectadores. Pensando em contribuir para a integridade do público, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprovou nesta quarta-feira, 26/9, o Projeto de Lei 482/2012, de Herolima Soares Tavares (PTB), que trata da instalação de detectores de metais nas salas cinena, teatros, casas de show e espetáculos em geral.

Pelo documento, fica garantido aos portadores de marca-passo, prótese ou similar livre acesso a esses estabelecimentos mediante apresentação de documento comprobatório. A recusa da fiscalização eletrônica resultará na proibição do acesso ao local.

Em sua justificativa, a parlamentar ressaltou que importantes eventos, como a Copa do Mundo, atrai grande número de pessoas e a segurança é um dos itens essenciais para garantir a tranquilidade do espetáculo. "A equipe de seguranças desses estabelecimentos, por mais preparada que esteja, não tem condições de identificar pessoas com algum distúrbio ou transtorno mais grave, e o detector de metais contribuirá para melhorar a segurança coletiva", explica a deputada.

Heroilma também destacou que a confusão ocasionada pela agitação das pessoas pode dificultar a identificação de tumultos. "O som alto disfarça e confunde as pessoas que demoram a perceber o que está acontecendo e a ação em atingir o maior número de vítimas fica facilitada em detrimento da tomada de decisão da segurança."

A CCJR é presidida pela deputada Maria Lúcia Amary (PSDB).



A integra desse e de outros projetos de lei deliberados pela comissão está disponível no Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br).

alesp