Uso de protetor em estetoscópios poderá diminuir o risco de infecção hospitalar


06/12/2012 21:10 | Da Redação

Compartilhar:


O Projeto de Lei 689/2012, de Celino Cardoso (PSDB), dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de protetor para estetoscópios por profissionais da área de saúde como meio de diminuir o risco de infecção hospitalar.

Segundo a propositura,o protetor para estetoscópios, a ser utilizado, para atingir o seu objetivo terá de ser feito de material que evite a passagem de sangue, líquidos, bactérias ou qualquer outro agente contaminante.

Celino Cardoso explica que pesquisas realizados por diversas faculdades do país demonstram que os estetoscópios utilizados por médicos e enfermeiros são transmissores de bactérias, que podem disseminar a infecção hospitalar. "Em recente pesquisa realizada por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) constatou-se que dos 70 estetoscópios pesquisados, 69 apresentavam ao menos uma espécie de bactéria."

O deputado destaca que a medida, além de proteger os pacientes, resguardará também a saúde dos profissionais da área, que passam grande parte do dia em contato com esses agentes contaminantes.

alesp