" />" /> Projeto marca parceria entre Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça

Projeto marca parceria entre Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça

Termo de cooperação e parceria do projeto Doar é legal " a vida é recarregável foi assinado por Barros Munhoz e Ivan Sartori
12/12/2012 23:46 | Da Redação: Joel Melo foto: José Antonio Teixeira

A solenidade de implantação e cooperação do projeto Doar é legal " a vida é recarregável, realizada nesta quarta-feira, 12/12, coloca a Assembleia Legislativa como parceira do Poder Judiciário no projeto que visa conscientizar as pessoas para a importância da doação de órgãos. Na página www.tjsp.jus.br/doarelegal o interessado pode manifestar sua vontade de ser doador de órgãos preenchendo os campos de um formulário online. Será, então, expedida uma certidão, sem validade jurídica, atestando essa vontade. O interessado poderá, então, imprimir a certidão e mostrá-la a seus familiares e amigos para que eles saibam da sua intenção.

O deputado Olimpio Gomes (PDT), um dos responsáveis pela efetivação da parceria, abriu a solenidade agradecendo a presença do desembargador Ivan Sartori, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e elogiou a iniciativa do tribunal de promover essa importante campanha.

Olimpio Gomes também anunciou a outorga da medalha Governador Pedro de Toledo - criada para homenagear os heróis da Revolução Constitucionalista, ao prefeito Caetano Munhoz (in memorian), ao seu filho José Augusto Barros Munhoz; e a Ivan Sartori. Ao presidente da Comissão de Expansão e Desenvolvimento MMDC, Thiago de Moraes, foi oferecido o colar da vitória.

Durante a cerimônia, foi descerrada placa comemorativa à parceria entre os poderes pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, que se desculpou com os presentes pela ausência - o deputado estava presidindo sessão plenária, mas fez questão de vir descerrar a placa - e elogiou o deputado Olimpio Gomes, a quem chamou de íntegro, sério e bem intencionado. Barros Munhoz também cumprimentou Ivan Sartori pela campanha em prol da doação de órgãos e agradeceu sua presença na Casa.

Como parte da solenidade, o coronel Mario Ventura, presidente da Sociedade dos Veteranos de 32, MMDC, entregou medalhas a personalidades que se destacaram em ações sociais durante o ano de 2012.

Caetano Munhoz

Nascido em Santos em 25/8/1903, Caetano Munhoz lutou, em 1932, na Revolução Constitucionalista e foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito Coronel Chico Vieira, pelo Núcleo MMDC, de Itapira, da Sociedade Veteranos de 1932 - MMDC.

Casou-se em segundas núpcias com Wilma de Toledo Barros Munhoz com quem teve três filhos: José Roberto Barros Munhoz, José Augusto Barros Munhoz e o deputado José Antonio Barros Munhoz, atual presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Caetano Munhoz foi prefeito de Itapira por duas vezes, de 1938 a 1942 e de 1956 a 1959, e exerceu mandato de vereador na Câmara Municipal da cidade. Teve participação importante em vários segmentos de atuação na sociedade itapirense. Caetano Munhoz faleceu em Santos, em 31 de Janeiro de 1972, e foi sepultado em Itapira.

Sobre Caetano Munhoz, o advogado e pesquisador Antonio Sergio Ribeiro encontrou reportagem do jornal Correio Paulistano, publicada em 26 de junho de 1940, parte da qual reproduzimos abaixo:

"No governo do município encontra-se o Sr. Caetano Munhoz, moço inteligente e progressista que vem se revelando à altura da elevada posição que em boa hora lhe foi confiada pelo honrado Sr. Interventor Federal Dr. Adhemar de Barros.

Empossado a 13 de maio de 1938, é notável a soma de serviços que em tão curto espaço de tempo já realizou em prol da terra Itapirense. Seria longo enumerá-las. Bastará um resumo dos principais para consagrar sua administração como uma das mais brilhantes e fecundas.

Melhorou sensivelmente as estradas de rodagem do município; reformou os jardins públicos, notadamente o pitoresco Parque Municipal, dando a este aprazível logradouro público um aspecto moderno e atraente; corrigiu as deficiências do serviço de abastecimento de água da cidade; atacou os serviços de pedregulhamento e assentamento de guias em inúmeras ruas e praças; estendeu a rede de esgotos; remodelou os serviços de limpeza pública e de distribuição de carne na cidade, estendeu a iluminação ao florescente bairro dos Prado e a várias ruas; cuidou sem desfalecimentos da saúde pública colaborando sem reservas com as autoridades sanitárias do Estado nos serviços de profilaxia da malária, penphigo foliacio, etc. que incentivou a construção de novos prédios na cidade; ampliou as zonas urbana e suburbana levando aos pontos mais distantes da cidade os benefícios dos serviços públicos..."