Protocolo de atendimento a pacientes de mercurialismo
Marcos Martins (PT) reuniu-se com o secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri, no dia 12/3, em São Paulo, para discutir proposta de criação de um protocolo de atendimento para pacientes de mercurialismo.
O parlamentar, que é autor do Projeto de Lei 769/11, pediu o reconhecimento do programa de tratamento para facilitar o diagnóstico da doença e promover pronto atendimento, visto que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos pacientes expostos ao mercúrio é o acesso a uma abordagem médica direcionada.
"Hoje, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP atende cerca de 450 pacientes com doenças relacionadas ao mercúrio. Enfrentamos ainda outro grave problema, além da própria doença: não temos estatística sobre número de doentes em nosso Estado porque ainda falta um protocolo que classifique intoxicados com este metal e falta familiaridade com a doença entre profissionais da saúde", disse.
"Vamos encaminhar melhor a questão, levar o protocolo a outras unidades de saúde e abrir novos polos de tratamento", disse o secretário e concluiu: "podemos, eventualmente, estendê-lo aos hospitais universitários do Estado".
Outra questão abordada pelo deputado foi a inclusão de tratamento odontológico no acompanhamento de pacientes de mercurialismo, já que um dos efeitos da exposição ao metal é a perda dos dentes.
mmartins@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações