Artesp ratifica procedimentos adotados pela Ecovias no acidente na Imigrantes

Socorro e informações foram providenciados com a máxima presteza, disseram diretores
24/04/2013 20:15 | Da Redação: Joel Melo Fotos: Dulce Akemi

Compartilhar:

Theodoro de Almeida Pupo Junior (Esq),  Marco Antonio Assalve e Antonio Mentor( ao centro).<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg124135.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Mentor preside os trabalhos da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg124139.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Theodoro de Almeida Pupo Junior e Marco Antonio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg124136.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg124137.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Theodoro de Almeida Pupo Junior, Marco Antonio Assalve e Antonio Mentor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg124138.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Morando e João Caramez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg124140.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião da Comissão de Transportes e Comunicações presidida pelo deputado Antonio Mentor (PT), foram ouvidos nesta quarta-feira, 24/4, os diretores Marco Antonio Assalve e Theodoro de Almeida Pupo Junior, ambos da Artesp, para saber se houve algum tipo de omissão ou falha nos procedimentos efetuados em 22/2, quando houve queda de barreiras na Anchieta, enchente em vários pontos da Baixada Santista, com maior rigor em Cubatão, e deslizamento de terra no quilômetro 52,6 da Imigrantes, com uma vítima fatal.

Os diretores foram enfáticos em dizer que os procedimentos foram cumpridos e que os incidentes foram decorrência da fortíssima chuva que atingiu aquela região, despejando água equivalente a 12 horas de chuva forte em apenas 10 minutos. "Coincidentemente nossos técnicos estavam no local e puderam acompanhar que socorro e informações foram providenciados com a máxima presteza que a situação permitia. Nós também estivemos no local e pudemos verificar que todos os equipamentos foram postos em operação com utilização plena", declarou Assalve.



Inspeção após o acidente



A Artesp ficou satisfeita com a inspeção que realizou depois do acidente. "Encontramos tudo limpo e desobstruído na região do túnel, conforme manda o contrato", declarou Pupo Junior. O executivo disse que durante todo o período de concessão nunca ocorreu problema com nenhuma obra de arte (túneis pontes e viadutos) e que a verificação sobre a drenagem no túnel " prejudicada quando do deslizamento de terra, pedras e troncos " confirmou que ela está funcionando de acordo com as especificações.

A comissão apreciou também a pauta e aprovou, entre outros, o parecer favorável ao PL 884/2011, de Carlos Bezerra (PSDB), que torna obrigatória a instalação de barreiras de proteção acústica nos trechos das rodovias que atravessem áreas urbanizadas do território paulista.

Participaram da reunião os deputados Chico Sardelli (PV), José Zico Prado (PT), Orlando Morando (PSDB), Roberto Morais (PPS), João Caramez (PSDB), Itamar Borges (PMDB), Sebastião Santos (PRB) e Rogério Nogueira (PDT).

alesp