XI Seminário Guarani discute perspectivas do setor da cana
O presidente da Comissão de Agricultura na Assembleia Legislativa, Itamar Borges (PMDB), participou do XI Seminário Guarani, evento organizado pelo grupo de usinas Guarani S/A para discutir os cenários e perspectivas para os mercados de açúcar, etanol e energia.
O seminário contou com a presença da secretária da Agricultura, Mônika Bergamaschi, do secretário de Energia, José Anibal, do secretário da Saúde municipal de São Paulo, José de Filippi Júnior, do presidente da Guarani, Jacyr da Silva Costa Filho, e da deputada Beth Sahão (PT), além de diversos empresários do setor sucroenergético e convidados.
Entre os palestrantes estavam o presidente da Datagro, Plínio Nastari, o economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco, Ilan Goldfajn, a presidente da Única, Elizabeth Farina, o comentarista da Globonews e da CBN, Merval Pereira, o sócio-diretor da CBIE, Adriano Pures, e o diretor da Canaplan e Abag, Luiz Carlos Corrêa Carvalho.
Entre os temas, foram abordados o cenário político e econômico, as políticas públicas para o setor sucroenergético, o novo contexto do mercado de energia global e os desafios de regulação e competitividade do Brasil; as perspectivas para curto e médio prazo na indústria sucroalcooleira do Brasil e o cenário de médio e longo prazo para a demanda de etanol.
Para Itamar Borges, as discussões realizadas no evento ressaltaram a importância do setor sucroenergético e abordaram as perspectivas e desafios para os próximos anos. "A cultura da cana-de-açúcar é um dos maiores propulsores da economia do Estado de São Paulo e consequentemente do Brasil. No entanto o setor ainda precisa de muita atenção. Cumprimento o presidente Jacyr, da Guarani por mais essa importante iniciativa", encerra Itamar.
itamarborges@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações