Centro de referência para Alzheimer e Parkinson


06/06/2013 17:25 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Projeto é debatido na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126162.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Autor do Projeto de Lei 667/2012, que autoriza o Poder Executivo a criar o Centro de Referência de Diagnóstico e Tratamento de Pessoas Atingidas pelo Alzheimer e Parkinson (CRDAP), Carlos Giannazi (PSOL) organizou um debate na Assembleia, em 15/5, sobre a abrangência e os aspectos da proposta. Presentes, Beatriz Sertório Teixeira, coordenadora de grupo de apoio ao cuidador da Associação Brasileira de Alzheimer/SP (ABRAZ), e Samuel Grossmann, presidente da Associação Brasil Parkinson (ABP).

Dentre as atribuições desses centros, o PL pretende que tenham como objetivo primaz o estímulo à saúde cerebral de pacientes portadores das doenças de Alzheimer e Parkinson. Para tanto, deverão ter equipes médicas especializadas no tratamento e acompanhamento dos pacientes, além de profissionais de serviços de apoio para realizar avaliações, acompanhamentos e orientações dos doentes como médicos, assistentes sociais, nutricionistas, neuropsicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Também consta no PL a atribuição da Secretaria Estadual de Saúde como coordenadora e divulgadora de campanhas que tratem da questão da visibilidade das doenças, precauções, tratamentos disponíveis, etc. A existência de um Centro de Referência vai ajudar muito a esclarecer a população como diagnosticar as doenças, tratá-las adequadamente e levar os doentes e cuidadores a uma melhora na qualidade de vida, opinaram Beatriz e Grossmann.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp