Déficit de creches em Sorocaba

06/06/2013 16:05 | Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Pastor Apolo, Carlos Cézar, Maria Lúcia, Hamilton e funcionárias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126178.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Hamilton Pereira (PT) participou, no dia 3/6, de reunião com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, Maria Inês Pannunzio. Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, Dulcina Guimarães Rolim, apresentou um balanço sobre o déficit de vagas em creches no município. Além do parlamentar, participaram da reunião os deputados Carlos Cézar (PSB) e Maria Lúcia Amary (PSDB) e o vereador Pastor Apolo, representando o deputado federal Jefferson Campos.

Segundo dados da secretaria, Sorocaba possui hoje 9.036 crianças matriculadas, com uma lista de espera de 3.500 vagas. Dentre os bairros com maior demanda, se encontram o Júlio de Mesquita, São Guilherme e Vila Formosa. "Ainda este ano devemos entregar 16 creches, sendo que duas estão praticamente prontas para iniciarem as atividades", explicou Maria Inês.

Essas 16 unidades foram compromissos firmados pela administração anterior junto ao Ministério Público, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), na qual se comprometeu a atender todas as crianças de 0 a 5 anos da cidade que necessitassem de vagas em creches públicas.

Os deputados se colocaram à disposição para somar forças em prol do direito da criança à creche. Para Hamilton, essa ação é muito importante já que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, educação é direito de qualquer pessoa desde o seu nascimento, e "qualquer ajuda é bem vinda".

hpereira@al.sp.gov.br