Ativista americano vem ao Brasil a convite de líder do PT

24/06/2013 18:55 | Da Liderança do PT

Ativista americano, o ator americano Danny Glover é forte defensor público dos direitos dos trabalhadores nos EUA e ao redor do mundo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ativista americano, o ator americano Danny Glover é forte defensor público dos direitos dos trabalhadores nos EUA e ao redor do mundo. A convite do líder do PT, Luiz Claudio Marcolino, Glover tem uma série de agendas com autoridades e comunidades no Brasil.

Glover lidera uma delegação de ativistas dos direitos dos trabalhadores dos Estados Unidos, que estará no Brasil entre os dias 23 e 29/6, para falar sobre uma das campanhas mais famosas sobre os direitos dos trabalhadores nos EUA, a campanha da Nissan. Atualmente o país sofre uma crise sindical tendo menos de 7% dos trabalhadores do setor privado, sindicalizados.

A Nissan foi a montadora que mais cresceu no Brasil nos últimos três anos e está construindo uma nova fábrica em Resende, Rio de Janeiro. A empresa possui uma planta instalada conjuntamente com a Renault em São José dos Pinhais, Paraná.

Trabalhadores da Nissan em todo o mundo têm representação sindical e negociação coletiva, mas não nos EUA. Além disso, aproximadamente metade dos trabalhadores da Nissan EUA são temporários. Trabalhadores e líderes comunitários nos EUA exigem que a empresa respeite o processo democrático de sindicalização de seus trabalhadores. A reação da empresa até agora, tem sido de intimidação, inclusive com ameaça de demissão e fechamento da fábrica.

O ator Danny Glover visita, no dia 29/6, a comunidade do Heliópolis e a quadra da Gaviões da Fiel, acompanhado pelo deputado Luiz Claudio Marcolino. No dia 30/6, reúne-se com líderes sindicais da CUT, da Força Sindical, da CNTM e da UGT; no dia 1º/7, com o ex-presidente Lula e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques; e no dia 2/7, em Brasília, na Presidência da República, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

imprensa@ptalesp.org.br