Reajustes de tarifas serão submetidos a debate nos Conselhos das Regiões Metropolitanas
13/08/2013 21:00 | Da Redação: Gabriel Cabral Fotos: José Antonio Teixeira
A Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais aprovou nesta terça-feira, 13/8, o PL 270/2005, do ex-deputado Fausto Figueira, que altera o artigo 1° da Lei 9.166/1995. A alteração prevê que quando houver reajuste de tarifas dos serviços públicos de transporte coletivo intermunicipal em Região Metropolitana, o órgão competente do Poder Executivo deverá apresentar as planilhas de custos e outros elementos utilizados para sua fixação, em reunião do Conselho de Desenvolvimento da respectiva Região Metropolitana, até 8 dias úteis antes da entrada em vigor da tarifa, divulgando e debatendo os critérios utilizados em sua elaboração.
Ainda na área do transporte público intermunicipal, foi aprovado requerimento de autoria do deputado Hamilton Pereira (PT) convidando o secretário da Fazenda, Andrea Calabi, para comparecer à comissão a fim de prestar esclarecimentos sobre os impactos e medidas que deverão ser adotadas em virtude da redução nos valores dos transportes coletivos.
Saneamento
Outro requerimento aprovado na reunião foi o de autoria do deputado Jooji Hato (PSDB), que requer envio de convite à diretora-presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Seli Pena, para comparecer à comissão com o objetivo de explicar os investimentos em saneamento básico, água e esgoto nas regiões metropolitanas do Estado.
Epítetos
Quatro projetos de deliberação conclusiva foram aprovados,todos destinados a declarar novos títulos a cidades já conhecidas por alguma característica artística ou cultural. O Projeto de Lei 79/2012, de José Bittencourt (PSD), declara o município de Jaboticabal como a Cidade das Rosas, enquanto o 429/2012, de Ed Thomas (PSB), define o município de Presidente Prudente como a Capital do Som Automotivo e Profissional. Já os projetos 705/2012 e 31/2013, ambos de José Bittencourt, declaram o município de Embu das Artes como a Capital do Artesanato e o município de Dois Córregos ganha o enaltecimento de Capital da Poesia, respectivamente.
Participaram da reunião os deputados João Caramez (PSDB), Ana Perugini, Carlos Neder, Hamilton Pereira (todos do PT), Beto Trícoli (PV), Edson Ferrarini (PTB), Jooji Hato (PMDB), Alexandre da Farmácia (PP) e Alcides Amazonas (PCdoB), sob a presidência de Roberto Morais (PPS).
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações