Ato na Assembleia marca posição contra o massacre ao povo sírio
Após um ano e cinco meses de um ato na Assembleia, organizado pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), em conjunto com o Comitê de Apoio à Revolução do Povo Sírio, novamente o líder do PSOL promoveu, no dia 5/9, na Assembleia novo debate sobre o massacre do regime de Bashar al-Assad, ditador da Síria, ao povo daquele país.
Participaram deste novo encontro, além do parlamentar, Mokhles Al Bannoud, da Oposição Síria no Brasil; Soraia Misleh, representante do Movimento Palestina Para Todos (Mopat); Mohamad El Kadri, presidente da Associação Islâmica de São Paulo (Assisp) e representante do Comitê de Apoio à Revolução do Povo Sírio; Amer Masarini, da Oposição Síria e coordenador dos refugiados sírios no Brasil; Moumtez Hachem El Orra, do Centro de Divulgação do Islã para a América Latina; Fábio Bosco, ativista da Frente de Defesa do Povo Palestino de São Paulo e militante do PSTU; e o representante do Diretório Nacional do PSOL, Israel Dutra.
Giannazi lembrou do primeiro ato feito na Casa em apoio ao povo sírio e contra a tirania. Disse que o propósito do debate é dar visibilidade ao que está acontecendo na Síria e envolver o Parlamento paulista para que se posicione quanto ao massacre.
Vídeo chocante
Depois de uma apresentação de dois vídeos que mostraram cenas cruéis - um no qual as forças de segurança do governo torturam soldados do povo revolucionário e outro com imagens chocantes de crianças vítimas do gás sarin -, as lideranças e a plateia se manifestaram contrárias à ditadura síria, deram dados alarmantes do conflito, enfatizaram o caráter libertário e pacífico dos sírios, agradeceram ao apoio dos partidos à mesa representados e cobraram do governo brasileiro uma atitude na facilitação da vinda de refugiados. Informações dão conta de que o Brasil tem exigido, nas embaixadas dos países fronteiriços, perfil de turistas aos sírios que fogem da violência e agido com morosidade na tramitação de papeis, "colocando em risco de morte muitos dos refugiados".
Como encaminhamentos, Giannazi sugeriu a criação imediata, na Assembleia, de uma frente parlamentar suprapartidária em defesa do povo sírio. Também enviará cópias das notas taquigráficas e dos vídeos do ato aos governos brasileiro e sírio. Para o deputado, a omissão mundial com relação aos acontecimentos na Síria causa "perplexidade".
Outras ações devem ser tomadas a partir deste encontro pelo conjunto dos participantes como uma moção ao governo brasileiro para facilitar os vistos aos refugiados e providenciar uma melhor assistência tanto aos que vão chegar quanto aos que já se encontram em território nacional, além de um pedido formal para que o Brasil crie um "corredor humanitário" para entrar na Síria. Mais uma moção deve ser escrita para denunciar o cerco ao campo de refugiados de Yarmouk, formado por palestinos.
A ideia é também organizar uma manifestação pública no próximo dia 21/9, quando completa um mês o ataque com gás sarin promovido pelo ditador sírio.
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações