Acessibilidade e turismo foram discutidos em reunião de frente parlamentar

Projetos incluem adequação de passeios públicos e o programa Roteiros Paulistas na Copa
17/09/2013 17:20 | Da Redação

Compartilhar:

Célia Leão e João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129883.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129884.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez e Marco Antonio Pelegrino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129886.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bruno Omori<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129887.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eliane Maizel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129888.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar do Turismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129890.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar do Turismo, coordenada pela deputada Célia Leão (PSDB), a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Câmara Temática de Acessibilidade do Conselho Estadual de Turismo realizaram nesta terça-feira, 17/9, reunião para discutir os meios necessários para tornar o turismo mais presente na vida das pessoas com deficiência e de seus familiares, ação que trará benefícios a todos, inclusive aos empresários do setor.

Um dos motes do evento é a proximidade da realização de jogos da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo. "Mas a preocupação da frente parlamentar não é só com a Copa, e sim em fazer transformações para melhorar a qualidade de vida das pessoas no dia a dia", ressalvou Célia Leão.

Legado da Copa

Representante do Comitê Paulista da Copa, Eliane Maizel apresentou no encontro um panorama das ações que o governo estadual vem implementando para o evento e que podem resultar em um legado de acessibilidade para São Paulo. "O grande desafio é abordar a acessibilidade de forma transversal. Além disso, temos a preocupação de compatibilizar as demandas da sociedade com as do evento", afirmou.

Entre os projetos que o Poder Público tem em andamento, Eliane citou a adequação de passeios públicos no entorno de parques e pontos turísticos, por exemplo; o treinamento do voluntariado para prestar informações e serviços relativos à acessibilidade; e o programa Roteiros Paulistas na Copa, com a indicação de pontos turísticos acessíveis.

Eliane destacou ainda que, do ponto de vista da mobilidade, as linhas do Metrô já são totalmente acessíveis e a perspectiva é de que os trens da CPTM também estejam nessa situação até 2014. Aspectos como requisitos arquitetônicos, de sinalização e segurança também foram apontados pela integrante do comitê.

"Temos que pensar a acessibilidade em todo esse conjunto", ela observou. Isso inclui, por exemplo, sinalização visual-tátil ou visual-sonora, disponibilização de informações em diversos idiomas e caracterização adequada dos pontos de auxílio e das pessoas que neles trabalharão.

Diagnóstico municipal

Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH/SP), Bruno Omori considerou que o tema acessibilidade já ganhou visibilidade. "Agora é hora de começarmos a realizar, a agir", ponderou.

Para isso, ele esquematizou um programa de ação em três etapas: primeiro, o mapeamento, com um diagnóstico de acessibilidade nas cidades; a produção de um guia de acessibilidade em aspectos como hospedagem e turismo, para distribuição; e a difusão das informações em publicações, newsletters da prefeitura, portais etc.

Omori destacou ainda a importância de conscientizar os empresários sobre a viabilidade financeira de tornar seus empreendimentos acessíveis e de contar com o apoio do Legislativo, através de emendas parlamentares, para dar andamento aos trabalhos em prol da acessibilidade.

Fremitur

Coordenador da Frente Parlamentar dos Municípios de Interesse Turístico (Fremitur), o deputado João Caramez (PSDB) revelou preocupação com a magnitude do evento de abertura da Copa em São Paulo. "Precisamos pensar na acessibilidade para as pessoas que não vão comprar ingressos para os jogos, mas também querem ver a Copa", disse.

Na avaliação do secretário-adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antônio Pellegrini, "em São Paulo existe inclusão de fato, não apenas midiática". Ele disse estar hoje menos preocupado com o evento Copa na questão de acessibilidade, "porque o envolvimento das secretarias de fato aconteceu e aspectos de infraestrutura que demandavam investimentos" foram equacionados.

"Precisamos estabelecer parcerias entre os governos federal, estadual e municipal, senão fica difícil acontecer", resumiu Célia Leão.

A reunião contou ainda com a participação, entre outros, de David Farias Costa, também da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Roberto Belleza, da SPTuris, vinculada à prefeitura paulistana; e José Francisco Vidotto, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo.

alesp