Cuidados especiais para mulheres no período do climatério
A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) apresentou o Projeto de Lei 334/2008, que cria o Programa de Qualidade de Vida da Mulher durante o Climatério, período da vida em que as mulheres deixam, progressivamente, de produzir os hormônios estrogênio e progesterona e deixam a fase reprodutiva. Durante essa etapa, os ciclos menstruais se tornam regulares até que se encerrem, e ocorrem alterações físicas e psíquicas que prejudicam a qualidade de vida e o convívio social e familiar dessas mulheres.
Caso o PL seja aprovado, o programa será coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde e será inserido nas unidades de saúde e possivelmente, implantado em instituições conveniadas ou parceiras. O projeto tem como finalidades elaborar anamnese (uma entrevista detalhada com o paciente para que possa haver um diagnóstico preciso), realizar exames considerados obrigatórios, como por exemplo, dosagens do colesterol total, HDL e LDL dos triglicerídeos e da glicemia, exames especiais, orientações de dieta alimentar e exercícios, hormonioterapia, controle dos sintomas, atendimento psicológico, campanhas publicitárias, seminários, palestras e cursos.
Como justificativa, a parlamentar, afirma que São Paulo ainda não possui um programa para o cuidado dos efeitos do climatério, mesmo havendo políticas que são destinadas à preservação da família, da vida e da saúde da mulher. Amary diz que a atuação de equipes multidisciplinares que permitirá um diagnóstico mais rápido, correto e voltado para a necessidade de cada paciente.
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações