Reunião do Conselho da RM Vale

24/09/2013 12:03 | Da assessoria do deputado Hélio Nishimoto

Nishimoto (esq.) ao lado de Edmur Mesquita<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg130156.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 23/9, prefeitos da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte estiveram reunidos em Lorena para a reunião do Conselho da RM Vale. O encontro possibilitou a criação da Câmara Temática de Energia e Mineração, que vai debater as atividades minerárias da região nas margens do Rio Paraíba do Sul e a transformação de resíduos sólidos em energia para comercialização.

Pelo menos 50% da areia consumida e um terço da brita utilizada pela construção civil em São Paulo são provenientes da RM Vale, de acordo com a Secretaria Estadual de Energia, que será responsável pelos trabalhos da câmara temática.

"Esta câmara vai permitir a discussão mais ampla sobre atividade minerária e a transformação do lixo em energia e renda aos municípios", explicou Hélio Nishimoto (PSDB), membro do Conselho da RM Vale.

Na reunião também foi lançado o Atlas Digital das UTI"s (Unidades de Informações Territorializadas), uma ferramenta com o propósito de dar maior clareza de informações acerca da área, densidade demográfica, perfil sócio econômico, desenvolvimento estrutural, entre outros aferidores de cada município da RM Vale.

Além de Hélio Nishimoto, estiveram presentes os deputados Marco Aurélio (PT) e Afonso Lobato (PV), o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, e o presidente da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Luiz José Pedretti.

helionishimoto@al.sp.gov.br