Alternativa às desapropriações em São Sebastião
Em reunião, no dia 26/9, com a direção nacional da Transpetro, no Rio de Janeiro, Telma de Souza (PT) articulou a possibilidade de a estatal ceder parte de suas áreas operacionais em São Sebastião, no Litoral Norte, para evitar a desapropriação de moradores de bairros da cidade, especialmente a Topolândia.
A medida evitaria a retirada de até 90% das famílias residentes em trecho do município onde o governo do Estado, por meio da Dersa, pretende construir o Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios. De acordo com o traçado projetado pelo Estado, seria necessário desapropriar aproximadamente 300 moradias. No entanto, para a redução deste impacto, a Transpetro aguarda que a Dersa apresente um novo traçado.
No Rio de Janeiro, Telma foi recebida pelo presidente da Transpetro, Sérgio Machado. A reunião contou, ainda, com a presença de autoridades que apoiam a revisão do traçado para impedir o deslocamento em massa da população do bairro, o maior e mais adensado de São Sebastião, bem como das comunidades de Jaraguá, São Francisco e Morro do Abrigo, e, ainda, Olaria, em Caraguatatuba.
"Para que a obra do governo do Estado não obrigue as famílias a deixar suas casas, a Transpetro se dispõe a avaliar alterações nas suas instalações operacionais, permitindo, assim, que o traçado passe pelas suas áreas", afirma a deputada.
telmadesouza@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Projetos de reajuste e reestruturação das carreiras policiais é tema da 28ª Sessão Ordinária
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Em Sessão da Alesp, parlamentares defendem aumento maior para polícias
- Projetos de lei voltados às Polícias Civil e Militar pautam 30ª Sessão Ordinária
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado comemora a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas do Estado de São Paulo
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações