Parlamentar acompanha início de obras no Metrô
João Caramez (PSDB) acompanhou, na manhã de segunda-feira, 4/11, o governador Geraldo Alckmin no início da operação do segundo "tatuzão" nos trabalhos de abertura dos túneis da Linha 5-Lilás do Metrô, que ligará o Largo Treze à Chácara Klabin. Com 720 toneladas, o novo "shield", conhecido como "tatuzão", começou o processo de escavação no poço Conde de Itu, em Santo Amaro, onde será a futura estação Adolfo Pinheiro.
"É um equipamento impressionante, que garante mais rapidez e segurança nas obras de expansão do metrô. O governo do Estado está investindo muito em mobilidade urbana para garantir aos usuários paulistas um transporte seguro, moderno e de altíssima qualidade", disse o deputado Caramez, presidente da Comissão de Transportes e Comunicações na Assembleia Legislativa.
Esta é a primeira vez na história em que duas tuneladoras trabalham ao mesmo tempo em uma mesma linha. Responsável pela construção dos túneis, o shield é uma máquina capaz de avançar em média 15 metros por dia sob a terra. O tatuzão que já estava sendo utilizado nas obras do metrô está operando entre o poço Bandeirantes até a Chácara Klabin.
Ao mesmo tempo em que escava, o equipamento instala anéis de revestimento concreto, deixando o túnel totalmente pronto para a montagem dos trilhos, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações.
jcaramez@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações